
PEDAGOGIA – “Temos a preocupação de conscientizar a população sobre nossas atribuições”, enfatiza Eriberto Medeiros. Foto: Roberto Soares
Foi divulgado, nesta segunda-feira (20), o resultado das etapas regional e estadual do concurso de redação fruto de uma parceria entre a Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE) e a Secretaria Estadual de Educação e Esportes (SEE). Foram mais de 1200 alunos do Ensino Médio das 16 Gerências Regionais de Educação (GREs) participando da disputa, que teve como tema “A importância do Poder Legislativo para o exercício da cidadania”. Os resultados podem ser acessados neste link.
O certame foi promovido pela Escola do Legislativo de Pernambuco (ELEPE), junto com a SEE. O objetivo do foi sensibilizar os estudantes a respeito de assuntos relacionados à política, à cidadania e à participação social, por meio do incentivo à reflexão e ao debate acerca da importância do Poder Legislativo para o exercício da cidadania.
“Ficamos muito felizes de celebrar essa parceria com a Secretaria de Educação, fazendo chegar nos estudantes da nossa rede pública uma importante reflexão sobre o Legislativo. Temos a preocupação de conscientizar a população sobre nossas atribuições e tenho certeza que a Educação é o melhor meio para formar cidadãos mais antenados na política”, afirmou o presidente da ALEPE, deputado Eriberto Medeiros (PP).
O concurso foi promovido em três etapas: Escolar, Regional e Estadual. Entre abril e maio foram recebidas mais de 1200 redações feitas por estudantes do Ensino Médio da rede estadual. Os resultados das etapas Escolar e Estadual, segunda e terceira fase do concurso, respectivamente, podem ser vistos aqui.

FORMAÇÃO – Parceria com a Alepe é importante para construção da cidadania, avalia a secretária executiva Ana Selva. Foto: Neto Lima
Os estudantes vencedores da etapa regional receberão um smartphone, enquanto os alunos vencedores da etapa estadual também serão premiados com uma viagem – com todas as despesas pagas pela Alepe – para conhecer as dependências do Poder Legislativo Federal, em Brasília. A entrega dos prêmios será no início de agosto, durante cerimônia na Assembleia. A viagem também será em agosto, os estudantes serão acompanhados por representantes da SEE e Alepe.
“Discutir o papel do Poder Legislativo neste momento específico que estamos vivendo foi bem motivador para a rede estadual. O concurso teve grande participação dos estudantes e gostaríamos de parabenizar todas as escolas pelas discussões e debates realizados”, comemorou Ana Selva, secretária executiva de Desenvolvimento da Educação.
Ana ainda comentou a importância da parceria com a Alepe. “Ela segue em busca de um objetivo forte da formação do estudante, que é a construção da cidadania. O resultado positivo do concurso não está só nos autores dos textos premiados, mas em toda a oportunidade gerada de discussão sobre o tema”, comentou a secretária executiva.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria Estadual de Educação.