Pandemia: José Queiroz teme avanço da variante Ômicron

Em 30/11/2021 - 17:11
-A A+

CAMINHO – “Mundo rico precisa dividir vacinas com mundo pobre. É a única forma de fechar o círculo e ganhar a batalha contra a Covid-19.” Foto: Nando Chiappetta

O surgimento da variante Ômicron do coronavírus preocupa o deputado José Queiroz (PDT). Nesta terça (30), ele foi à tribuna comentar os riscos que o atraso da imunização em alguns países representa para o planeta. “Foi dito, repetidamente, que o mundo rico precisava dividir as vacinas com o mundo pobre. É a única forma de fechar o círculo e ganhar a batalha contra a pandemia”, frisou.

O parlamentar lembrou que, nas nações da África, a vacinação dificilmente supera os 20% da população. “Desse jeito, vamos continuar enfrentando os mesmos problemas, com novas variantes e cepas que podem estar fora do alcance dos imunizantes que já existem”, lamentou. Ele comemorou, entretanto, o anúncio da doação de 1 bilhão de doses pela China e de outros 200 milhões pelos Estados Unidos ao continente africano.

No Brasil, Queiroz repercutiu a informação de que dez capitais, além dos municípios pernambucanos de Petrolina (Sertão) e Caruaru (Agreste), pretendem suspender as festividades de Réveillon. “Isso trará prejuízos evidentes para os setores econômico, cultural e recreativo, que estavam voltando com toda a força”, observou. 

“Vamos esperar a definição das autoridades de saúde mundiais e dos especialistas, para saber o melhor caminho a seguir. E torcer para que os líderes despertem antes que seja tarde demais para a humanidade”, continuou, lamentando a perda de cinco milhões de vidas no planeta, sendo mais de 614 mil delas no Brasil.