
PANDEMIA – “Se estamos gastando mais e a população continua mal assistida, o erro é de administração.” Foto: Nando Chiappetta
O deputado Romero Sales Filho (PTB) fez críticas à saúde pública de Pernambuco, em discurso no Pequeno Expediente desta quarta (10). Ele registrou a superlotação de centros hospitalares, a falta de insumos básicos e a longa espera por cirurgias eletivas no Estado. O parlamentar propôs melhorias no funcionamento da central de leitos e o redirecionamento dos hospitais de campanha criados durante a pandemia.
“Embora tenhamos o maior orçamento para a área nos últimos cinco anos, os problemas na saúde persistem. Entendo que, se estamos gastando mais e a população continua mal assistida, o erro é de gestão”, opinou.
Além disso, de acordo com o petebista, a central que regula a liberação de leitos não atua em tempo real. “A comunicação com as unidades de saúde é precária, provocando desencontros entre pacientes e vagas”, relatou Sales Filho.
Por fim, ele contou ter visitado o Hospital de Referência contra a Covid-19 em Boa Viagem (antigo Alfa), na Zona Sul do Recife. O deputado sugeriu que a estrutura temporária seja mantida pelo Governo do Estado: “Pode ser utilizada para a realização de cirurgias eletivas, desafogando outras unidades superlotadas”.