
PRIORIDADE – Deputada sugeriu mutirões de cirurgias eletivas, conclusão da Upae de Palmares e recuperação da PE-60. Foto: Roberto Soares
Na Reunião Plenária desta quinta (7), a deputada Simone Santana (PSB) solicitou ao Governo do Estado que retome obras e serviços suspensos em razão da pandemia de Covid-19. Ela sugeriu a realização de mutirões de cirurgias eletivas, a conclusão da implantação da Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (Upae) de Palmares (Mata Sul), além da recuperação e duplicação da Rodovia PE-60.
Conforme destacou a parlamentar, a necessidade de atender às demandas da Covid-19 fez o Poder Público suspender procedimentos cirúrgicos que não fossem de urgência. Agora, diante do avanço da vacinação e da queda progressiva nos casos da doença, isso poderia ser recobrado. Ainda segundo a socialista, há uma demanda reprimida: “A demora para realizar operações simples vem dificultando a vida das pessoas. Os mutirões podem reduzir a lista de espera”, sustentou.
A deputada também elogiou o anúncio, em abril, do retorno da obra da Upae de Escada (Mata Sul). Para ela, é preciso concluir a unidade de Palmares, garantindo atendimento a pacientes de toda a região. “São entregas há muito sonhadas pela população. Quando prontas, farão toda a diferença e vão ajudar a desafogar os hospitais de grande porte da Região Metropolitana do Recife.”
Simone Santana fez apelos pela descentralização da oferta de soro antiofídico, usado em picadas de cobras. E demandou a atenção do Governo do Estado à PE-60, que atravessa o Litoral Sul e é utilizada pelos turistas para chegar às praias do balneário de Porto de Galinhas, em Ipojuca. “A rodovia já não suporta mais a demanda crescente de veículos. Além da recuperação completa, faz-se necessária a duplicação para garantir um tráfego mais fluido e seguro”, defendeu.
Por fim, a parlamentar comemorou o anúncio do Plano Retomada do Governo de Pernambuco. O programa pretende aplicar, até o final de 2022, R$ 5 bilhões em ações que resultem na criação de 133 mil novos postos de trabalho. “É hora de voltar nossa atenção ao que ficou parado e recuperar o tempo perdido. Vamos vencer esta crise com união, trabalho e confiança no nosso povo”, concluiu.