
INDICAÇÃO – “Fico muito feliz com a medida, pois havia feito uma solicitação nesse sentido ao governador Paulo Câmara.” Foto: Jarbas Araújo
O lançamento do Projeto Nordeste Acolhe, que prevê o pagamento de pensão para crianças e adolescentes que ficaram órfãos durante a pandemia de Covid-19, ganhou destaque em Plenário. Na reunião desta quinta (26), a deputada Laura Gomes (PSB) repercutiu a decisão do Consórcio Nordeste e elogiou a adesão do Governo de Pernambuco à iniciativa.
“Cada governador da região encaminhará projeto de lei para apreciação da Assembleia Legislativa do Estado. Fico muito feliz com a medida, pois havia feito uma solicitação nesse sentido ao governador Paulo Câmara”, lembrou.
A parlamentar explicou que os jovens que perderam pai e mãe deverão receber meio salário mínimo (R$ 550) até atingir os 18 anos de idade. “O benefício poderá ser estendido até os 24 anos para aqueles que se tornarem universitários”, frisou. O programa deverá contemplar cerca de 4,5 mil órfãos em Pernambuco.
Pessoa com deficiência
Ainda no discurso, Laura Gomes comentou a participação de 12 pernambucanos nos Jogos Paralímpicos de 2020, em Tóquio. “Esses atletas nos dão orgulho, por todo o esforço realizado em busca do sonho olímpico”, disse. “É importante ressaltar que todos fizeram parte de programas estaduais de incentivo ao esporte. Agradeço ao governador pela sensibilidade de promover a inclusão dos esportistas, o que contribuiu para eles se classificarem entre os melhores do País.”
A socialista também lamentou a rejeição, pela Câmara de Vereadores de Caruaru (Agreste), de um projeto de lei da vereadora Perpétua Dantas (PSDB) para criar o Sistema Censo Inclusão e o Cadastro Inclusão. A proposta busca identificar o perfil socioeconômico das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida no município.
“A ideia é muito positiva, mas a bancada governista a derrotou, alegando que geraria despesa ao Poder Executivo. A matéria tem a finalidade de mapear esse segmento da população a fim de facilitar o direcionamento das políticas públicas”, prosseguiu Laura Gomes. Ela externou solidariedade à vereadora e afirmou ser preciso “dar um basta ao preconceito e à exclusão social”.
Lideralepe
A deputada parabenizou o presidente da Alepe, Eriberto Medeiros (PP), pela realização do curso de Desenvolvimento de Lideranças da Assembleia, o Lideralepe, que teve a primeira edição concluída. “Num momento de tantos retrocessos na política, iniciativas desse tipo merecem ser elogiadas. É uma atitude que engrandece a Casa e motiva pessoas de todo o Estado a se engajarem”, enfatizou. Na última terça (24), ocorreu a cerimônia de entrega de certificados da primeira turma da formação, que reuniu 284 participantes.