
RETROCESSO – “Por tudo o que estamos enfrentando no Brasil, defender o legado desse educador pernambucano é uma necessidade.” Foto: Jarbas Araújo
A comemoração do centenário de nascimento de Paulo Freire mereceu destaque no discurso do deputado Professor Paulo Dutra (PSB), na Reunião Plenária desta quinta (10). Para ele, é importante que todo o sistema público de ensino do Estado enalteça o legado do educador pernambucano, que nasceu no dia 19 de setembro de 1921.
O parlamentar lembrou que a Lei nº 17.284/2021, de sua autoria, determina que escolas estaduais promovam, todos os anos, atividades culturais exaltando a vida e obra do pedagogo. “Por tudo o que estamos enfrentando no Brasil, defender Paulo Freire é uma necessidade. Ele precisa ser lembrado e inserido cada vez mais na educação de nossas crianças e jovens”, declarou.
Paulo Dutra também registrou a criação de um selo comemorativo e a promoção de um concurso cultural em homenagem ao legado freireano. As atividades foram anunciadas na última segunda (7), durante reunião virtual da Comissão Especial dedicada ao centenário do educador.
Por outro lado, o socialista lamentou as consequências das políticas educacionais do Governo Federal. “A cada dia, observamos com tristeza os rebatimentos nocivos que as ações de Jair Bolsonaro trazem para o ensino no Brasil”, observou. Segundo Dutra, “a educação deveria ser apontada como prioridade e como solução, mas é alvo de ataques e de tentativas de sucateamento e fragilização”.