
HOMENAGEM – A autora da proposição foi a deputada Teresa Leitão. Foto: Jarbas Araújo
Natural de Porto Calvo (AL), a fundadora do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas da Região Metropolitana do Recife, Lenira Carvalho, recebeu, nesta quinta (5), o Título de Cidadã de Pernambuco, em uma Reunião Solene na Assembleia Legislativa. A autora da proposição foi a deputada Teresa Leitão (PT).
Na freguesia mais antiga de Alagoas nasceu Lenira Carvalho, em 1932, que passou a infância com a mãe em um cômodo reservado a empregados num engenho de cana-de-açúcar. Na adolescência, mudou-se para o Recife para ser babá na casa de um dos filhos da dona do engenho, onde trabalhava de segunda a segunda, sem direito a folgas. Lá passou quase 16 anos. Mesmo trabalhando, conseguiu fazer o curso primário e, depois de anos de dedicação, adquiriu o direito de ter um descanso quinzenal e folga no Carnaval.
No início da década de 1960, a homenageada conheceu a Juventude Operária Católica e lá formou um grupo de domésticas para discutir problemas da categoria. Ela participava de encontros que discutiam a aquisição de direitos para as trabalhadoras e se envolveu tanto com o movimento que largou o emprego. Lenira organizou vários encontros estaduais e, em 1963, participou do Congresso Regional de Empregadas Domésticas, no Recife, encontro que desencadeou a primeira passeata da categoria do Brasil.
Após o Golpe Militar, o movimento enfraqueceu, Lenira voltou a trabalhar, mas não parou de mobilizar as trabalhadoras. Em 1968, ela participou do Primeiro Congresso de Trabalhadoras Domésticas em São Paulo e, no final da década de 70, fundou a Associação das Empregadas Domésticas da Área Metropolitana do Recife. A homenageada participou da preparação para inserir na Assembleia Constituinte de 1988 os direitos das domésticas, e esse processo resultou na conquista do salário mínimo, direito às férias, e 13º salário, aviso prévio, repouso semanal e 120 dias de licença-maternidade. Nesse mesmo ano, a associação se transformou no Sindicato das Empregadas Domésticas da Região Metropolitana do Recife.
“Por toda a luta e garantias conquistadas em prol da categoria das domésticas do Estado, a alagoana reúne todos os méritos para receber o Título de Cidadã de Pernambuco”, ressaltou o deputado João Paulo (PCdoB), que presidiu a solenidade. Teresa Leitão destacou que Lenira é uma das sindicalistas mais respeitadas do Estado, principalmente no movimento de mulheres. “Ela foi uma das responsáveis por trazer mais dignidade às trabalhadoras domésticas do Estado e do País e, por isso, merece todas as homenagens”, frisou.
Lenira Carvalho afirmou que, sem a união de pessoas e entidades, as conquistas não teriam sido alcançadas. “Esta homenagem é um reconhecimento à luta de toda a categoria e me sido muito feliz por ter trilhado esse caminho”, ressaltou.