A quinta edição deste ano da Ação Formativa Mulheres na Tribuna – Adalgisa Cavalcanti foi realizada, nesta quinta (28). Desta vez, a Assembleia recebeu um grupo composto de vereadoras, psicólogas, professoras e líderes comunitárias de vários municípios do Estado, a convite do deputado Wanderson Florêncio (PSC). As visitantes acompanharam os debates no Plenário, conheceram um pouco da história do Parlamento pernambucano e do Palácio Joaquim Nabuco, além de serem informadas sobre as ações e os cursos oferecidos pela Escola do Legislativo.
Pela manhã, durante a Reunião Plenária, Florêncio saudou as 36 participantes. Três delas foram escolhidas para representar o grupo e foram recebidas pelo primeiro-secretário da Casa, deputado Clodoaldo Magalhães (PSB): a delegada Judite Cortizo, a diretora acadêmica do Grupo Ser Educacional, Simone Bérgamo, e a vereadora de Garanhuns Andrea Nunes. Florêncio registrou a grande presença da população feminina nas mobilizações comunitárias das quais tem participado. “Não há um movimento nas comunidades do Recife com quem trabalhei que não tenha alguma mulher como coordenadora”, ressaltou.
À tarde, o grupo ouviu palestra conduzida pela assessora especial da Secretaria Estadual da Mulher, Beatriz Vidal. A técnica falou sobre a história do movimento feminista, detalhando as conquistas obtidas em cada época. Ela também propôs às visitantes que elaborassem propostas direcionadas ao segmento para serem defendidas na Alepe. Na ocasião, as integrantes também tiveram a oportunidade de falar sobre experiências importantes que poderiam servir de exemplo para as demais. Para Beatriz Vidal, a iniciativa “possibilita que elas descubram que os espaços de poder precisam ser compartilhados entre homens e mulheres”.
Para a agente de viagens e escritora Fátima Almeida, participar da ação fez com que ela descobrisse mais sobre o papel da mulher na sociedade. “Foram muitas narrativas ressaltando que a mulher quando quer, tem poder. Espero que o projeto continue acontecendo para que mais participantes se sintam encorajadas a serem construtoras de sua própria história”, frisou.
Histórico – Promovida desde 2016 pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, Ação Formativa Mulheres na Tribuna – Adalgisa Cavalcanti foi criada por meio da Resolução nº 1.375/2016. A iniciativa permite que grupos de mulheres de diferentes municípios pernambucanos passem um dia conhecendo o Poder Legislativo e acompanhando os trabalhos parlamentares. Adalgisa Cavalcanti, que dá nome ao projeto, foi a primeira deputada estadual de Pernambuco.