Estudantes de Surubim participam do Projeto Alepe nos Municípios

Em 12/11/2019 - 19:11
-A A+
PARTICIPAÇÃO - Encontro foi realizado na Escola Técnica Estadual Antônio Arruda Farias, reunindo alunos, educadores e moradores da localidade. Foto: Roberta Guimarães

PARTICIPAÇÃO – Encontro foi realizado na Escola Técnica Estadual Antônio Arruda Farias, reunindo autoridades, alunos, educadores e moradores da cidade. Foto: Roberta Guimarães

O Projeto Alepe nos Municípios chegou, nesta terça (12), a Surubim, no Agreste Setentrional. O programa itinerante visa aproximar o Poder Legislativo do cidadão e pretende percorrer todo o território pernambucano. A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e leva conhecimento à população sobre o trabalho da Casa por meio de palestras, vídeos e atividades lúdicas. 

O encontro foi realizado na Escola Técnica Estadual Antônio Arruda Farias e reuniu alunos, professores e gestores da unidade de ensino, assim como das escolas Severino Arruda Faria, Natalícia Figueiroa, Ana Faustina e Maria Cecília, além de moradores. Na abertura, o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PP), saudou os participantes por meio de um vídeo no qual ressaltou o objetivo do projeto de “aproximar a Casa de Joaquim Nabuco do cidadão”.

Presente ao evento, a deputada Jô Cavalcanti, do mandato coletivo Juntas (PSOL), também destacou que a iniciativa da Alepe tem o papel de fazer a ponte entre o Poder Legislativo e a sociedade. “Tivemos a possibilidade de ouvir as demandas da população local”, salientou. Ela esteve acompanhada das codeputadas Carol Vergolino, Kátia Cunha e Joelma Karla, esta última natural de Surubim. 

Após a apresentação de um vídeo institucional, servidores da Consultoria Legislativa (Consuleg) e da Ouvidoria da Assembleia deram explicações técnicas sobre a Casa. O consultor Bruno Pereira abordou o papel do Legislativo, as atribuições dos deputados estaduais e formas de participação popular. Por meio de um formulário da Ouvidoria Itinerante, as pessoas puderam fazer perguntas, sugestões, reclamações, denúncias e críticas. A funcionária Gabriela Vilela também explicou a importância de os cidadãos acessarem a Ouvidoria pelo site da Alepe.

COMPETIÇÃO - Pedro Vinícius da Silva, da Escola Natalícia Figueiroa, foi o campeão do Master Legis, jogo de perguntas e respostas sobre o Parlamento. Foto: Roberto Guimarães

COMPETIÇÃO – Pedro Vinícius da Silva, da Escola Natalícia Figueiroa, foi o campeão do Master Legis, jogo de perguntas e respostas sobre o Parlamento. Foto: Roberto Guimarães

O presidente da Escola do Legislativo, José Humberto Cavalcanti, ressaltou que a ação da Assembleia permite que os moradores dos municípios conheçam o trabalho do Legislativo e como se dá a atuação parlamentar. “Essa iniciativa faz com que a juventude, principalmente, desperte para a importância da política na vida do cidadão”, enfatizou o gestor.

Master Legis – Depois dos discursos e palestras, os estudantes participaram do Master Legis, um jogo de perguntas e respostas sobre o Poder Legislativo e as atribuições dos parlamentares. O aluno Pedro Vinícius da Silva, da Escola Natalícia Figueiroa, foi o campeão da disputa. O jovem ganhou um tablet, um troféu e um diploma. Os outros quatro concorrentes – Bruna Graziele de Lima, Ézilla Raquel de Lima Soares, José Carlos Henrique Santos e Maxwell Lima – receberam diplomas pela participação.

Também compareceram à sétima edição do Alepe nos Municípios a prefeita Ana Célia, vereadores e secretários do município. A gestora agradeceu à Assembleia pela oportunidade de Surubim poder sediar o evento. “Estamos felizes em acolher o encontro e parabenizo a Alepe pela iniciativa de ir até a população”, pontuou. O projeto, que pretende abranger as 184 cidades pernambucanas, já passou por Timbaúba e Macaparana (Mata Norte), Ribeirão e Belém de Maria (Mata Sul) e Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho (Região Metropolitana do Recife).