A partir de iniciativa da Comissão de Meio Ambiente, a Assembleia Legislativa realizou, nesta segunda (7), uma Reunião Solene para homenagear entidades e personalidades que promovem a defesa e a preservação do meio ambiente. Cinquenta e um nomes que representam a causa ecológica no Estado receberam certificados das mãos do presidente do colegiado, deputado Wanderson Florêncio (PSC).
“Em todo o mundo, constata-se um movimento cada vez mais forte pela preservação do meio ambiente. Por iniciativa da sociedade e de organizações não governamentais, há uma cobrança crescente para que as nações se unam contra a degradação ambiental”, destacou o deputado Professor Paulo Dutra (PSB), que presidiu a cerimônia. Ainda segundo ele, “governos e empresas já têm que tomar providências urgentes para proteger nosso planeta”.
Florêncio afirmou que lutar e preservar o meio ambiente começa em casa, com mudança de hábitos, e na forma de relacionar-se com o planeta. Ele citou uma frase do escritor e ambientalista australiano Paul Gilding, ex-diretor executivo do Greenpeace: “Sem sustentabilidade não há crescimento econômico”. “É preciso trabalhar para que a nossa economia cresça simultaneamente com a preservação dos recursos naturais e com inclusão social”, pontuou.
O parlamentar também ressaltou alguns marcos que considera fundamentais para o País ter uma legislação ampla e protetiva, como o Código Florestal do Brasil, a Política Nacional de Meio Ambiente, a Lei de Crimes Ambientais e a Política Nacional de Resíduos Sólidos. “Lamentamos que, apesar de todos esses aparatos legais, a falta de respeito ao meio ambiente e às leis ainda insista em resistir. Por isso se faz necessário incentivar e reconhecer o trabalho da sociedade civil organizada, dos voluntários e das pessoas que fazem da luta ambiental uma marca nas suas vidas”, frisou Florêncio.
Coube a Sávio França, representante da Recycle, uma das entidades homenageadas, fazer o discurso de agradecimento. Ele salientou que a iniciativa da Alepe é de grande valor para quem atua na causa do meio ambiente, principalmente porque é um coletivo que trabalha, em geral, silenciosamente. “Todos ficamos muito felizes. Vamos continuar nossa caminhada com um reconhecimento oficial da Assembleia, e isso vai abrir novas portas na nossa luta”, acrescentou. França recebeu uma placa alusiva à data.
O secretário estadual de Meio Ambiente, José Antônio Bertotti Júnior, lembrou que a temática ambiental nunca teve tanto respaldo quanto hoje. “Precisamos pensar no desenvolvimento sustentável com inclusão social. Essas homenagens são um estímulo para aqueles que trabalham com a causa e provocam uma ressonância na sociedade”, enfatizou.