Teresa Leitão critica proposta de mudança na natureza jurídica da Fundaj

Em 01/10/2019 - 18:10
-A A+
AMEAÇA - “Lamento profundamente mais esse golpe na cultura do nosso País e me solidarizo com os servidores.” Foto: Roberto Soares

AMEAÇA – “Lamento profundamente mais esse golpe na cultura do nosso País e me solidarizo com os servidores.” Foto: Roberto Soares

A situação da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), vinculada ao Ministério da Educação, foi tema do pronunciamento da deputada Teresa Leitão (PT) na Reunião Plenária desta terça (1º). A parlamentar afirmou que a entidade está ameaçada devido a um projeto intitulado “Inova Fundaj”, que propõe a transformação de unidades da instituição – como os cinemas, o museu e a escola – em organizações sociais (OSs).

“Os cenários futuros de escassez orçamentária e a limitação para repor servidores do quadro efetivo estariam sendo usados como justificativas para a mudança. Mas, a contradição é que pretendem contratar duas empresas de consultoria para fazer esse processo, que são absurdamente caras”, observou a petista.

Ela citou reportagens da Marco Zero Conteúdo, publicadas na semana passada, que abordam o caso e mostram o histórico da gestão da Fundaj desde o ano de 2016. Teresa explicou que a Fundação já teve quatro presidentes desde a saída de Dilma Rousseff do Governo Federal e disse que a nova proposta de mudança da natureza jurídica da entidade não foi baseada em argumentos técnicos.

“Lamento profundamente mais esse golpe na cultura do nosso País e me solidarizo com os servidores da Fundaj, aos quais me associo para resistirmos a esse novo modelo, que nunca foi o pensado pelos precursores da Fundação”, finalizou.