
INICIATIVA – Lançada em 2016, ação deu novas cores a 40 comunidades e repensa o espaço urbano segundo a perspectiva das crianças. Foto: Roberta Guimarães
A Frente Parlamentar da Primeira Infância visitou, nesta segunda (23), a comunidade da Macaxeira, Zona Norte do Recife, para conhecer o Programa Mais Vida nos Morros, da Prefeitura do Recife. A iniciativa, lançada em 2016, deu novas cores a 40 localidades e vem modificando o modo de vida de mais de 5.500 famílias.
Para o secretário-executivo de Inovação Urbana do Recife, Túllio Ponzi, os bons resultados da intervenção são fruto do engajamento da comunidade em todas as fases do processo. “O morador é o grande protagonista da transformação. Ele cobra do Poder Público, reivindica, mas é, acima de tudo, parte da solução. Então, o programa vem se destacando por conta do engajamento das pessoas, que passam a cuidar cuidar muito mais da comunidade”, pontuou.
Segundo Ponzi, a diretriz do Mais Vida nos Morros é repensar e redesenhar todo o espaço urbano segundo a perspectiva das crianças, a fim de contribuir com a criatividade, a autoconfiança e a capacidade de aprendizado, tornando os bairros mais “brincáveis”. “Quando as crianças começam a brincar na frente de casa, toda a família passa a acompanhá-las, assim, se fortalece a convivência comunitária. O ato de brincar na rua acaba sendo uma política pública não só de desenvolvimento infantil, mas também de convívio, colaborando, inclusive, para a questão da segurança pública”, salientou.
Morador da Macaxeira há 30 anos, Felipe Barbosa participa do Programa desde o início. Para ele, as intervenções têm ajudado a melhorar a relação das pessoas com o lugar onde vivem. Barbosa também destacou a importância do brincar para as crianças. “Quando a criança sai de casa, ela já encontra a amarelinha, pintada no chão, e começa a brincar. Acho muito bacana, e isso foi fundamental para nossa comunidade”, ressaltou.
Coordenadora da Frente Parlamentar, a deputada Simone Santana (PSB) observou que as ações realizadas na Macaxeira contribuem para um maior sentido de pertencimento dos moradores e são uma experiência transformadora, que precisa chegar a outros lugares. “Estamos aqui para conhecer e nos apropriarmos de alguns conceitos, porque acho que muita coisa boa está por vir. É uma ação tão inovadora, que é difícil não nos apaixonarmos. Os moradores falam da iniciativa com propriedade e orgulho, pois ela permite o resgate da autoestima e a interação intergeracional”, expôs.
A visita ao bairro da Macaxeira contou também com presença das deputadas Alessandra Vieira (PSDB), Dulcicleide Amorim (PT) e Fabíola Cabral (PP), que também integram o colegiado.