
TEMA – Encontro vai tratar da situação dos rios situados fora da Região Metropolitana do Recife. Foto: Roberto Soares
O deputado Odacy Amorim (PT) anunciou a realização, na próxima quarta (2), às 10h, de um debate da Frente Parlamentar em Defesa dos Rios com a participação de lideranças políticas do Interior do Estado e da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Em discurso feito durante a Reunião Plenária desta manhã, o parlamentar, que coordena o colegiado, informou que o encontro vai tratar da situação dos rios situados fora da Região Metropolitana do Recife.
“Nós já estamos caminhando para o relatório de encerramento dessa Frente, mostrando o diagnóstico dos rios São Francisco, Pajeú e outros. Convidamos a todos os deputados para participar desse debate”, emendou Amorim.
Ele também usou a tribuna para exaltar a política educacional dos governos dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. Entre os pontos destacados, citou a expansão das universidades e do ensino técnico, a política de cotas e os programas de intercâmbio.
Energia – Ao abordar a privatização do setor energético brasileiro, recordou lei do governo Dilma destinando 75% dos royalties do petróleo para a educação e 25% para a saúde, assim como o fomento à fabricação nacional dos navios-sondas para a exploração de petróleo e gás. “Só aqui em Pernambuco a geração de empregos diretos e indiretos alcançou 50 mil”, registrou.
“O desmonte da nossa política nacional de energia, que é um setor estratégico, e a venda do setor elétrico vai atrair, muitas vezes, estatais de outros países para comprar as hidrelétricas brasileiras. Por que não se pode manter as próprias estatais brasileiras?”, questionou. “Nós confiamos que o presidente Lula vai poder se candidatar e reparar essas questões”, acrescentou.