Considerada pela revista norte-americana Time uma das cem pessoas mais influentes do mundo, a médica Celina Turchi recebeu homenagem da Assembleia Legislativa, na noite desta terça (23). A iniciativa da Reunião Solene foi proposta pela deputada Terezinha Nunes (PSDB).
Natural de Goiás, a cientista do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (CPqAM/Fiocruz-PE) mora no Recife há dez anos e já atuou em outras instituições, como a Universidade de Pernambuco (UPE), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o Instituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira (Imip) e a Fundação Altino Ventura. A pesquisadora também integrou equipe na Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos.
Além da Time, Celina Turchi foi destaque, em 2016, na revista britânica Nature, figurando entre os dez maiores nomes da ciência, sendo a única brasileira na lista. Seu reconhecimento internacional deve-se às pesquisas sobre a síndrome neurológica associada ao vírus da zika, investigação realizada por ela e um grupo de médicos brasileiros.
Ao abrir a solenidade, o deputado Tony Gel (DEM) afirmou que o trabalho da médica contribui para a melhoria das condições de saúde e ajuda a projetar o nome do País na vanguarda da pesquisa científica.
Terezinha Nunes destacou que a Casa Joaquim Nabuco reconhece o valor dos serviços prestados pela médica. “A sua descoberta fez o mundo despertar para as causas da microcefalia”, expressou a parlamentar.
Celina Turchi recebeu uma placa comemorativa da Assembleia. A homenageada externou o orgulho de participar da equipe de pesquisa do Aggeu Magalhães. “Ressalto a importância das instituições públicas no desenvolvimento dos estudos científicos”, enfatizou.