Comissão de Microcefalia entregará novo relatório ao Governo

Em 21/12/2016 - 16:12
-A A+
Reunião Plenária

INICIATIVA – Socorro Pimentel explica que documento contém informações importantes para otimizar atendimento a crianças e famílias na rede pública de saúde. Foto: João Bita

Presidente da Comissão Especial de Acompanhamento dos Casos de Microcefalia, a deputada Socorro Pimentel (PSL) anunciou, nesta quarta (21), que entregará, ao Governo do Estado, novo relatório com recomendações baseadas no trabalho do colegiado ao longo dos últimos seis meses. A parlamentar apontou que o documento contém informações importantes para a otimização do atendimento às crianças e às famílias na rede pública de saúde.

A deputada considerou que o assunto deve permanecer na pauta do Executivo de Pernambuco e citou dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), que preveem o surgimento de mil novas ocorrências de má-formação associadas ao Zika vírus. “Apesar de a Secretaria de Saúde ter agido com rapidez,  à época dos primeiros casos, a reorganização de toda uma rede não acontece de um dia para o outro”, observou.

Socorro Pimentel reconheceu avanços no diagnóstico e no cuidado aos pacientes, mas lamentou que as famílias ainda sejam “reféns” de uma dura realidade socioeconômica. “São lares cujos provedores passam a ter responsabilidades incompatíveis com a permanência no mercado de trabalho. Ao mesmo tempo, as crianças necessitam de cuidados especiais, que demandam maiores custos, sem garantia de direitos essenciais, como creches e benefícios continuados”, destacou.

A comissão presidida pela deputada foi criada em dezembro de 2015, com o objetivo de acompanhar as políticas públicas de acolhimento e reabilitação conduzidas pelo Governo de Pernambuco. O grupo visitou oito regionais de saúde, onde vistoriou hospitais e unidades de atendimento especializado e se reuniu com gestores públicos do Estado e dos municípios.