Comissão de Agricultura debate ações de convivência com o Semiárido

Em 14/08/2013 - 18:08
-A A+

A Comissão de Agricultura realizou, nesta quarta (14 de agosto), uma audiência pública para debater as políticas emergenciais de combate à seca que estão sendo realizadas no Estado e as ações do plano de convivência com o Semiárido. O evento contou com a presença de diversos deputados e do secretário de Agricultura de Pernambuco, Aldo Santos.

Na reunião, o secretário apresentou dados sobre as ações emergenciais que estão sendo efetuadas para o enfrentamento da estiagem. Entre elas, a ampliação da infraestrutura hídrica do Estado, a distribuição de carros-pipa e pastilhas de cloro, instalação de caixa de reservatórios e filtros para famílias, além de crédito e programas do Governo voltados à população rural. Santos afirmou que é necessário estabelecer ações permanentes para os próximos ciclos da seca.

O presidente da Comissão, deputado Diogo Moraes, do PSB, destacou que foram feitos investimentos importantes para captação das águas das chuvas, construção de barragens e açudes, instalação de dessalinizadores para tratamento da água, além da recuperação e instalação de poços artesianos. Ele acrescentou que a Secretaria de Agricultura, com apoio do colegiado, vem realizando a reativação da bacia hídrica e leiteira do Estado. Segundo o secretário, devido à estiagem, Pernambuco teve queda de 72% da produção de leite, e perdeu cerca 1,4 milhões de animais em relação a 2011.//

Ainda na reunião, o deputado Odacy Amorim, do PT, ressaltou outro problema no Interior do Estado. Segundo o parlamentar, diversos animais circulam soltos nas estradas causando graves acidentes e até a morte de motoristas. Odacy solicitou uma audiência pública da Comissão de Agricultura sobre o tema. A reunião foi agendada para a próxima terça (20).(M.S.)


Ouvir Rádio

Deputado Diogo Moraes