
O anúncio do investimento de R$ 200 milhões para recuperar rios foi tema do pronunciamento do deputado José Humberto Cavalcanti (PTB), ontem pela manhã, durante o Pequeno Expediente. De acordo com o parlamentar, o montante virá de recursos da compensação ambiental de indústrias que se instalam em Pernambuco.
O petebista ressaltou que a medida beneficiará, dentre outros, o Rio Capibaribe, que corta 42 municípios e desemboca na Capital. “Apesar de sua importância, ele sofre com a grande quantidade de detritos ao longo do percurso. Investir na despoluição é urgente”, avaliou.
O parlamentar informou que o Rio Beberibe, hoje praticamente sem vida, também está na lista dos que receberão investimentos. “Os recursos possibilitarão tratamento de efluentes, o que vai melhorar a água que chega a muitas comunidades”, destacou, acrescentando que a população de Limoeiro está entre as principais beneficiadas.
Ainda festejando a Semana do Meio Ambiente, José Humberto Cavalcanti lembrou que os debates realizados em audiências públicas promovidas pela Comissão de Meio Ambiente, da qual é presidente, foram importantes até para o Executivo Estadual reavaliar projetos de impacto sobre o ecossistema.
Ele citou a discussão em torno da possível implantação de uma termoelétrica, no Cabo de Santo Agostinho, e de usinas nucleares, no Sertão, que foram cancelados depois de analisados os altos riscos.