Afogados da Ingazeira reclama solução para lixo

Em 22/05/2002 - 00:05
-A A+

Afogados da Ingazeira reclama solução para lixo Uma denúncia formalizada junto ao Ministério Público pela população de Afogados da Ingazeira, no sertão do Pajeú, foi tema do pronunciamento do deputado Nélson Pereira (PCdoB). De acordo com o deputado, os moradores daquele município estão cobrando agilidade no cumprimento a determinações da CPRH, que apontaram o alto risco ao qual vive exposta aquela sociedade, em conseqüência das reprováveis condições do lixão do município. “O fato é que, há mais de um ano, foi firmado um termo de compromisso e ajuste de conduta entre a Prefeitura de Afogados da Ingazeira e a Promotoria de Justiça local, para que os problemas referentes ao lixão fossem sanados, e nenhuma atitude foi tomada até agora”, explicou o deputado.

Pereira disse ainda que o diretório do Partido dos Trabalhadores de Afogados da Ingazeira solicitou à Promotoria de Justiça local que se empenhe em seu dever fiscalizador e utilize os meios judiciais necessários para cobrar a efetivação do termo ajustado. A petição apresentada na Promotoria foi abaixo assinada pela maioria dos vereadores locais e vários cidadãos afogadenses.

Em aparte, o deputado Augustinho Rufino (PSDC) disse que teve a curiosidade de visitar a nascente do rio Capibaribe e ficou surpreso com o desmatamento naquela área. “Seria interessante que apresentássemos à Comissão de Agricultura uma proposta de visita àquela nascente para avaliarmos a real situação em que esse importante rio se encontra. Acredito que se houver vontade política no sentido de promover o reflorestamento ao longo do rio, esse quadro será revertido”, disse Rufino. Já o deputado Orisvaldo Inácio (PMDB) parabenizou a iniciativa de Pereira em levantar essa discussão na Casa e defendeu a proposta do parlamentar de promover a união dos municípios na luta contra o desmatamento no Sertão do Pajeú.