Em Pauta

Em 11/10/2001 - 00:10
-A A+

Em Pauta Revista – Como presidente regional do PSB, o deputado Jorge Gomes foi ontem à Tribuna da Assembléia Legislativa para registrar o lançamento da Revista Argumento, de responsabilidade da legenda partidária. Segundo ele, a publicação não é só destinada aos militantes e simpatizantes socialistas, mas aos que se interessam pelos debates sobre os grandes temas nacionais. Assuntos como a questão da Alca, por exemplo, são abordados pela revista, através do artigo “Alca – bom para os Estados Unidos, péssimo para o Brasil”. “FMI manda e desmanda” foi outra matéria citada pelo parlamentar, ao elogiar a linha editorial da publicação. “Estamos tendo a oportunidade de entrar em contato com levantamentos estatísticos, estudos aprofundados, análises pertinentes, linhas programáticas que nos ensejam a chance de aprofundar reflexões e fomentar discussões”, analisou Jorge Gomes.

Imprensa – O deputado José Queiroz pediu ontem a palavra, durante a votação da Ordem do Dia, para criticar a reestruturação da secretaria e das assessorias de Imprensa do Governo do Estado. O fato, segundo ele, provoca a criação de mais 14 cargos comissionados. “O número parece pequeno, mas vem se somar a tantos outros cargos criados por este Governo. Quando da formação da Secretaria de Projetos Especiais, por exemplo, foram criados 99 cargos. Enquanto isso, os servidores não têm nenhuma perspectiva de aumento”, lamenta o parlamentar. José Queiroz disse que, dessa forma, o Estado fica impossibilitado de cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). “Essa reestruturação foi aprovada pela Assembléia, em primeira discussão, mas não vamos aprová-la na segunda discussão, pois não seremos co-responsáveis pelo fato de os servidores não terem aumento.” Queiroz também criticou o fato de o secretário da Fazenda, Jorge Jatobá, ter informado que só seria possível reajustar os salários do funcionalismo se houvesse aumento de impostos.

Cigarros – O líder do PTN na Assembléia Legislativa, deputado Gilvan Costa, afirmou que é preciso alertar a sociedade para o tabagismo entre as crianças.

Ele observa que médicos pneumologistas já estão atentos para o grave problema.

“As crianças estão sendo induzidas a fumar cigarros de todo o tipo, charuto e até a maldita maconha. Alguns traficantes, inclusive, preparam os papelotes com sabor de chocolate. Nós não podemos ficar omissos com relação a essa questão”, indigna-se o parlamentar. Gilvan Costa sugere que seja incluída no currículo escolar da educação infantil e do ensino fundamental uma matéria que alerte as crianças contra o tabagismo e os malefícios que o vício traz à saúde humana.

“Conclamo todos para uma grande mobilização em prol das crianças, pois é nossa a responsabilidade de preservá-las.

“Transcrição – O deputado Antônio Moraes (PSDB) pediu a transcrição para os anais da Assembléia Legislativa de um artigo publicado no Jornal do Commercio, na edição de 25 de setembro passado, sob o título “Sou mais MM”. De autoria do professor Jorge de Oliveira, o texto traça o perfil do político Marco Maciel.

Moraes destacou a personalidade do vice-pr esidente da República “como um dos maiores vultos da vida pública do País, que prima por uma conduta ilibada, dentro da mais pura ética”.PesarO deputado Bruno Rodrigues (PPB) foi ontem à Tribuna da Assembléia Legislativa para registrar seu pesar pelo falecimento do ex-deputado federal e ex-senador Roberto Campos.

Vitimado por uma isquemia cerebral, o ex-diplomata deixa uma lacuna nos meios intelectual, cultural e político brasileiro, segundo Rodrigues. Ele falou em nome do PPB, partido ao qual Roberto Campos era filiado.