Parlamentar registra instalação da Academia Pesqueirense de Letras

Em 09/05/2001 - 00:05
-A A+

Parlamentar registra instalação da Academia Pesqueirense de Letras No dia 26 deste mês será instalada solenemente a Academia Pesqueirense de Letras e Artes, com a presença de todos os prefeitos da região, lideranças políticas e empresariais, familiares dos patronos e dos acadêmicos.

A entidade foi fundada em 17 de janeiro passado, na capital pernambucana, por um grupo de pesqueirenses. O deputado João de Deus (líder do PL) registrou o acontecimento, lembrando que o dia 17 de janeiro marcou o centésimo qüinquagésimo primeiro aniversário de nascimento do Cardeal Arcoverde, seu patrono “e que havia ficado incubada até agora”, tornando-se realidade com a festividade no próximo dia 26″.

“Vamos presenciar o começo de uma história para Pesqueira”, comemora o parlamentar, considerando a Academia de Letras e Artes “uma lição de ousadia, bravura e espírito empreendedor do sertanejo, jamais abalado pela seca que lhe dizima os bens, pelas dificuldades econômicas em sua história”.

João de Deus anotou que existe uma nação cultural onde poetas, escritores, oradores e políticos foram gerados e alinhou nomes do porte de Thomas de Aquino, Audálio Alves, Luiz Neves, Potiguar Matos. Ou empresários como Moacyr Brito (fábrica Peixe) José do Rego Maciel Didier (fábrica Rosa) ou ainda o comerciante José Araújo; nomes como Joaquim Arcoverde Cavalcanti, monsenhor Arruda Câmara, o estadista conselheiro Paes Barreto ou o Barão de Cimbres e o Barão de Vila Bela, figuras dos tempos do Império. (Antônio Azevedo)