Eurico cobra indicação de nomes de Comissão O deputado Pedro Eurico (PSDB) ocupou a protestou contra o “banho-maria” em que se encontra a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar a sonegação fiscal em Pernambuco, já aprovada na Casa. “A CPI foi transformada em Comissão Especial e logo depois seus membros declinaram”, lamentou.
Ele cobrou à Mesa Diretora a composição da CPI. “Numa hora em que se cobra o avanço das instituições democráticas, a CPI não pode ser objeto de arrefecimento”, argumentou. Segundo Eurico, o Governo do Estado necessita da Comissão, uma vez que a arrecadação fiscal está “beirando os limites da irresponsabilidade”.
Narcotráfico Em seu discurso, o deputado lembrou ainda os resultados positivos da CPI instalada no ano passado e comunicou que participa hoje de um fórum em João Pessoa (PB), onde se pretende instalar iniciativa semelhante.
Eurico aproveitou a ocasião para cobrar ao Poder Judiciário as medidas propostas ao término dos trabalhos. Ele informou que no próximo dia 30, autoridades se reúnem em Belém de São Francisco para traçar novos mecanismos de reavaliação do acordo firmado à época entre as famílias rivais do Sertão. Ele solicitou à Mesa a presença dos deputados no encontro.
Segundo o deputado Antônio Morais (PSDB), não houve mais envolvimento dessas famílias em crimes, e é necessário que a mobilização prossiga, como forma de garantir a tranqüilidade na região. A cobrança pelas providências ao Judiciário permaneceu no aparte do deputado Fernando Lupa (PSDB), que fez menção também ao debate promovido pela Comissão de Cidadania sobre a Portaria que proíbe a veiculação da imagem de acusados de crimes na mídia (ver matéria na página 03).
O presidente da Casa, deputado Romário Dias (PFL), parabenizou Eurico pela iniciativa de se deslocar até a capital paraibana e desejou sucesso. Dias lamentou que a viagem até Belém de São Francisco não possa ocorrer, uma vez que os trabalhos da CPI foram extintos, mas sugeriu que fosse montada uma estratégia junto à Comissão de Cidadania para viabilizá-la. Sobre a instalação da CPI da sonegação fiscal, ele propôs uma reunião na próxima quinta-feira e reafirmou a intenção de seguir à risca o Regimento Interno.
Fuga No final da Sessão de ontem, Pedro Eurico recebeu a informação de que membros das famílias rivais tinham acabado de fugir da presidiária de Salgueiro. (Gustavo Hanhnemam)