Queiroz acusa oposição em Caruaru de manobra para excluir centro tecnológico

Em 30/11/2000 - 00:11
-A A+

O deputado José Queiroz (PDT) responsabilizou ontem o prefeito eleito de Caruaru, Tony Gel (PFL), e o deputado Roberto Liberato (PL) pela perda da instalação de uma Escola Técnica em Caruaru. “Influências e manobras políticas deslocaram o Centro Tecnológico para a cidade de Bezerros, apesar dos dois pólos industriais existentes em Caruaru e da carência de mão de obra especializada”, disse.

Queiroz afirmou que o povo de Caruaru “foi retaliada pelo Governo do Estado e pelos integrantes da aliança PMDB/PFL e seus aliados no município. Ele chamou os opositores de “omissos e sem liderança” e acusou o futuro prefeito de ter se elegido em função de uma “parceria inexistente” entre ele (Gel) e o Governo.

“Se é essa a parceria, ela é danosa aos interesses de Caruaru. Temos pena da nossa cidade pelo novo ciclo que se instala, tendo como exemplo o deslocamento do Centro Tecnológico “, desabafou.

Segundo Queiroz, o convênio com o Ministério da Educação é para a construção de 18 centros no Estado e “não se concebe a exclusão de Caruaru”, cidade pólo para a região. “Enviei um ofício ao secretário Éfrem Maranhão (Educação), em janeiro, solicitando a confirmação do Centro e até agora não tivemos resposta”, afirmou.

Rebate – Liberato rebateu as críticas de Queiroz apelando para que ele “descesse do palanque, pois as eleições já terminaram”. Ele não aceitou a acusação de omissão. “Se houve decisão do Centro para Bezerros, o município tem todo o direito, pois tem seu parque industrial. Agora vamos lutar por um para Caruaru”, disse.

Queiroz prometeu enviar uma cópia do Diário Oficial com a relação dos municípios que seriam contemplados. “Houve manobra sim, pois Bezerros não estava na lista”. Augustinho Rufino (PSDC) lembrou que quando prefeito de Sta Cruz do Capibaribe lutou por uma escola técnica para atender ao pólo de confecções do município. “Com a escola poderíamos competir nos grandes mercados”, afirmou. Jorge Gomes (PSB) parabenizou Queiroz e lamentou a perda para Caruaru. Já Geraldo Coelho (PFL) destacou a importância da interiorização do desenvolvimento, preocupação compartilhada por Queiroz. “Quero ser seu parceiro nesta luta”. (Pedro Marins) Interlegis Comunidade virtual do poder legislativo