José Marcos participa do lançamento da candidatura de Inocêncio Oliveira

Em 23/11/2000 - 00:11
-A A+

José Marcos participa do lançamento da candidatura de Inocêncio Oliveira O presidente da Assembléia Legislativa, deputado José Marcos de Lima (PFL), participou ontem, em Brasília, do lançamento oficial da candidatura do deputado federal e líder do PFL, Inocêncio Oliveira, à presidência da Câmara dos Deputados. “A candidatura de Inocêncio é mais uma afirmação da representação pernambucana e nordestina no Parlamento. Trata-se de um experiente deputado, que está no sétimo mandato e já demonstrou qualidade e espírito público em várias funções que desempenhou, como presidente e primeiro secretário da Câmara, além da atuação como líder do PFL”, destacou José Marcos, em entrevista por telefone.

No seu pronunciamento, Inocêncio Oliveira lembrou sua trajetória política e a necessidade do fortalecimento do Poder Legislativo. “Minha postulação decorre não só de um imperativo partidário, mas também reconhecimento de que hoje, mais do que ontem, o Parlamento deve afirmar-se como poder soberano e exercer, na plenitude, as atribuições que a Constituição lhe confere”, afirmou o líder do PFL. O vice-presidente da República, Marco Maciel, os governadores e os ministros do PFL, além do presidente nacional da legenda, senador Jorge Bornhausen (PFL-SC), também prestigiaram o lançamento da candidatura.

No discurso, Inocêncio Oliveira reafirmou uma plataforma de ação com compromissos administrativos e institucionais no comando da Câmara dos Deputados. Entre os compromissos institucionais, Inocêncio destacou a reforma do Regimento Interno da Câmara, para ampliar a participação dos deputados em todas as fases da tramitação das matérias e também propõe medidas para limitar a edição de medidas provisórias por parte do presidente da República.

O deputado também pretende a valorização da atividade parlamentar e a ampliação da estrutura de comunicação para melhorar a divulgação das ações do Legislativo. Para isso, a TV Câmara deverá chegar em todo território nacional e o portal da instituição na Internet será mais interativo.

No campo administrativo, Inocêncio Oliveira propõe entre outras questões, a modernização dos sistemas de administração geral e específica da Câmara, com mais a interação e o intercâmbio técnico-cultural com legislativos de outros países, principalmente com parlamentos dos países da Comunidade de Língua Portuguesa. O pefelista deseja a integração de processos e procedimentos administrativos e técnicos com o Tribunal de Contas da União sobre a execução do Orçamento Geral da União e a fiscalização dos outros poderes.

Por fim, o presidente da AL, deputado José Marcos, ressaltou que a postulação de Inocêncio Oliveira “tem caráter suprapartidário e deixou de ser apenas um projeto do PFL”. (Pedro Marins)