José Queiroz critica novo racionamento d’água em Caruaru

Em 14/11/2000 - 00:11
-A A+

José Queiroz critica novo racionamento d’água em Caruaru Apesar de contar com o reservatório “literalmente cheio de água”, em torno de 42 milhões de metros cúbicos na Barragem do Prata, Caruaru, de acordo com o deputado José Queiroz (PDT), “foi surpreendida” com racionamento determinado pela Compesa.

O parlamentar disse que toda a população, com cerca de 300 mil habitantes, ficou “perplexa” diante do fato.Ele criticou a medida, somando-se aos protestos do prefeito João Lyra Neto e outras lideranças caruaruenses.

Queiroz reportou-se aos meses de dificuldades e gastos extra-orçamentários, enfrentados pela comunidade durante longa estiagem, quando todos foram submetidos também a abastecimento por carros-pipa. “Veio o inverno, as barragens em todo o Estado acumularam milhões de metros cúbicos de água e eis que agora a Compesa impõe um racionamento tabelado, deixando os caruaruenses em situação vexatória”.

José Queiroz quer que o presidente da Compesa, Gustavo Sampaio, dê explicações sobre esse “fato esdrúxulo de uma cidade voltar a ter racionamento quando as reservas de água são elevadas”. E vai mais longe: não cobra somente esclarecimentos, mas espera que decrete o fim dessa medida “injustificável”, especialmente quando próprio presidente “tem se revelado atencioso e de muita boa vontade”. Ao mesmo tempo, ele questiona se a situação não revela “uma incompetência gerencial ou má fé” do escritório da Compesa naquela cidade.

Finalmente, Queiroz lembrou que água é absolutamente fundamental para saúde, desenvolvimento e bem-estar de Caruaru, completamente afe-tada com a interrupção do seu fornecimento. E acusou o Governo Federal de ser responsável pelo atraso de obras “que se arrastam há dez anos”, liberando verbas numa lentidão visivelmente prejudicial. (Antônio Azevedo)