José Aglailson: povo não quer presídio em Vitória O deputado José Aglailson (PSB) voltou a criticar ontem, na Assembléia Legislativa, a decisão do Governo do Estado de construir um presídio em Vitória de Santo Antão, “medida que a maioria da população não aceita e pretende demonstrar nas ruas da cidade sua insatisfação, pois necessita, na verdade, de indústrias, escolas, hospitais”.
Aglailson argumentou que Vitória tem 80 mil agricultores na sua zona rural, os quais, segundo ele, rejeitam, juntamente com a população urbana, a construção do presídio, com capacidade para 600 detentos. Diante de observação do deputado Antônio Moraes (PSDB), favorável ao projeto, sugeriu que o presídio fosse construído em Macaparana, “uma cidade bonita, agradável”.
O deputado Pedro Eurico (PSB) também pediu uma reflexão de Aglailson, lembrando que “nenhuma cidade quer ter um presídio”, temendo riscos de fugas e assaltos.
Mas tal reação – afirmou – deve levar em conta que um presídio tem como objetivo ajudar a conter a violência, a criminalidade, além de contribuir com a economia, na medida em que sejam desenvolvidas atividades produtivas.
José Aglailson considerou o aparte “inteligente, racional”, mas argumentou que existe dificuldade de convencer a população do município, que teme as dificuldades “que vêm sendo vivencidas por outras cidades, na Região Metropolitana, de onde saem detentos para fazer assaltos, crimes, voltando depois para suas celas e deixando inquieta, insegura, a maioria dos seus habitantes”. (Nagib Jorge Neto)