Deputados João Paulo e Luciana Santos vencem 2º turno no Recife e em Olinda

Em 31/10/2000 - 00:10
-A A+

Deputados João Paulo e Luciana Santos vencem 2º turno no Recife e em Olinda Os deputados estaduais João Paulo (PT) e Luciana Santos (PCdoB) conseguiram se eleger prefeito do Recife e de Olinda, respectivamente, no 2º turno das eleições realizado anteontem. Os dois foram muito cumprimentados no retorno à Assembléia, após as disputas acirradas que travaram com o prefeito do Recife, Roberto Magalhães (PFL), e a prefeita de Olinda, Jacilda Urquiza (PMDB), que tinham o apoio do governador Jarbas Vasconcelos (PMDB). João Paulo se elegeu com 382.988 votos (50,38% dos votos válidos), o que representou uma pequena margem de diferença – apenas 5.835 votos. Já Luciana obteve maior vantagem, com 107.739 (52,34%) e uma frente de 10.617 votos.

“O povo recifense deu uma demonstração de insatisfação com a administração atual e um voto de confiança para que possamos ter uma gestão popular, com ética, transparência e honestidade”, analisou João Paulo. A prefeita eleita de Olinda também destacou os mesmos princípios como norteadores da sua administração e acrescentou: “Vamos trabalhar com garra e muita vontade para corresponder às expectativas geradas pela população, que depositou confiança na mudança que tanto Olinda precisa”, afirmou a deputada.

Para ela, os resultados gerais das eleições de domingo no Brasil “revelam claramente a insatisfação” dos brasileiros com os rumos direcionados pela diretriz econômica do governo Fernando Henrique Cardoso. “A urnas derrotaram esse modelo de completa exclusão de políticas sociais”, completou a prefeita eleita de Olinda. A representante do PC do B adiantou que vai analisar a adoção de medidas emergenciais a serem tomadas, depois de uma avaliação no processo de transição.

Com os resultados de ontem, chegou a cinco o número de deputados estaduais eleitos prefeitos, já que tinham vencido no primeiro turno José Aglailson (PSB), em Vitória de Santo Antão; João Mendonça (PFL), em Belo Jardim; e Jairo Pereira (PMDB), em São Lourenço da Mata. A partir de 1º de janeiro, com as saídas de João Paulo e Luciana Santos, assumirão as duas vagas na Assembléia Legislativa os suplentes Nelson Pereira (PT) e o ex-deputado, Orisvaldo Inácio (PSB). Como Nelson Pereira foi eleito mais uma vez prefeito de Mirandiba, no Sertão, é provável que a vaga seja ocupada pelo segundo suplente, Dilson Peixoto (PT), que foi reeleito vereador do Recife. A vaga de Mendonça será ocupada por Geraldo Barbosa (PFL), que se tornará efetivo, e nos lugares de Aglailson e Pereira assumirão os suplentes e ex-deputados, Israel Guerra e José Augusto Farias, ambos do PSB. (Pedro Marins/Antônio Azevedo)