Moraes saúda 40 anos de fundação do Instituto Materno-Infantil (Imip) Uma entidade que merece admiração e respeito da sociedade pernambucana pelos relevantes serviços prestados na assistência à saúde: o Instituto Materno-Infantil de Pernambuco Imip. Durante 40 anos, completados este ano, mulheres, crianças e adolescentes da população carente do Estado e do Nordeste têm sido assistidos “com dedicação e competência”.
A opinião é do deputado Antônio Moraes (PSDB), que assinalou a fundação do Imip (1960) como “divina inspiração de um punhado de pediatras pernambucanos, sob a sublime liderança do emérito professor Fernando Figueira”.
O Imip é credenciado pelo Ministério da Saúde como Centro Nacional de Referência para Programas de Assistência Integrada à Saúde da Mulher e da Criança, e pelo Ministério da Educação como Hospital de Ensino, impondo-se como a primeira unidade a receber no país o título de “Hospital Amigo da Criança”, concedido pela Organização Mundial de Saúde/Unicef/Ministério da Saúde.
Moraes esclareceu que o supor financeiro do hospital é proveniente de convênios e intercâmbios técnico-científico com organizações internacionais, além de prestação de serviço ao SUS.
Finalmente, em termos de números: atendidas 47.500 pessoas mensalmente, estendendo orientação médica sobre AIDS, cardiologia, oncologia, cirurgias, meningite, todas na área infantil. Conta com 520 leitos e dois grandes cirúrgicos, efetivando 700 cirurgias e 500 partos cada mês. (Antônio Azevedo)