José Aglailson reivindica construção da rede de saneamento em Vitória de Santo Antão O deputado José Aglailson (PSB) formulou apelo ontem, na Assembléia Legislativa, ao governador Jarbas Vasconcelos (PMDB) no sentido de agilizar a construção da rede de saneamento básico com estação de tratamento de esgotos de Vitória de Santo Antão. Aglailson também solicitou a apuração, através da Secretaria de Saúde, do que ele considera o descaso de um médico no Hospital João Murilo, que provocou a morte de uma criança de sete anos.
O parlamentar, que no último dia 1º de outubro foi eleito prefeito de Vitória de Santo Antão, cobrou pressa do Governo do Estado para executar a obra que ele considera fundamental para o município. Aglailson argumentou que o trabalho precisa ser feito com urgência, tendo em vista que os dejetos produzidos pela população são lançados direto no Rio Tapacurá, o que termina por contaminar o meio ambiente e colocar em riscos a população.
José Aglailson esclareceu que o sistema de esgotos da cidade tem seu depósito final no Rio Tapacurá, de forma que termina indo para a barragem de mesmo nome que abastece o Recife. A agilização das obras, pois, é uma exigência de saúde pública em Vitória e no Recife.
O deputado pediu ainda ao Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, que apure a negligência de um médico do Hospital João Murilo, que deixou sem assistência uma criança. Ela levou uma pancada na cabeça, não contou com atendimento de urgência e morreu naquele hospital, fato que, no seu entender, merece ser esclarecido pelas autoridades da área de saúde. (Nagib Jorge Neto)