André Campos quer CPI para investigar as pesquisas eleitorais

Em 17/10/2000 - 00:10
-A A+

André Campos quer CPI para investigar as pesquisas eleitorais Por iniciativa do deputado André Campos (PTB), a Assembléia Legislativa poderá criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a atuação dos institutos de pesquisas e as agências de propaganda que recebem recursos públicos. Na justificativa do requerimento apresentado ontem, Campos questiona as divergências apresentadas entre as pesquisas de intenção de votos e os resultados finais das eleições municipais.

O parlamentar lembrou que ocorreram contradições até mesmo entre pesquisas feitas no mesmo período e que tiveram resultados diferentes das conclusões apuradas pela Justiça Eleitoral. “Todos, de alguma forma, independentemente de partido político foram prejudicados com as informações divulgadas com base nesses resultados, causando transtornos para aqueles que estavam envolvidos numa exaustiva disputa eleitoral”, afirmou Campos, citando como exemplo, os resultados finais das eleições no Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Caruaru, “onde as divergências entre os números ficaram muito bem caracterizadas”.

Campos também deseja que a CPI analise os envolvimentos entre os institutos de pesquisas e as administrações estadual e municipais e o “relacionamento existente e não muito claro, de alguns institutos com as agências de propaganda e as vultosas verbas publicitárias envolvidas nesta questão”.

O requerimento solicitando a abertura da CPI foi assinado por 25 dos 49 deputados e começou a tramitar ontem. O Regimento Interno exige que a solicitação seja subscrita por um terço (16) dos deputados e tenha “fato relevante devidamente caracterizado no documento”. Após analisar se o requerimento atende às normas regimentais, o presidente poderá deferí-lo e baixar um ato num prazo de 48 horas confirmando a constituição da CPI. Caso contrário, será indeferido e o autor poderá entrar com recurso no plenário, num prazo de cinco dias. (Pedro Marins)