Sérgio Leite defende paridade no Conselho

Em 12/10/2000 - 00:10
-A A+

Sérgio Leite defende paridade no Conselho A criação do Conselho Estadual de Defesa Social, cujo projeto está tramitando nas Comissões da Assembléia Legislativa, gerou um pronunciamento, ontem, do deputado Sérgio Leite (PT), que é o relator da matéria na Comissão de Administração. Ele criticou “a falta de discussões sobre a composição do órgão”. “Fica-se tentando resolver problemas através de atos pirotécnicos, que não levarão a nada”, acusou.

Ao defender que o Conselho deve ter uma participação paritária do governo e da sociedade, Sérgio Leite protestou contra o fato de apenas duas entidades civis estarem na composição do órgão. “Da forma como está proposto, o Conselho é anti-democrático e arbitrário”, acusou.

Como relator do projeto que institui o Conselho Estadual de Defesa Social na Comissão de Administração, o deputado Sérgio Leite sugeriu que seja realizado um amplo debate, com a participação do Ministério Público, ONGs e outros órgãos. “Em todos os países do mundo, o Conselho funciona bem. Então, precisamos discutir onde poderemos melhorar o de Pernambuco”, sugeriu, lembrando que, no passado, o Conselho era vinculado ao gabinete do governador e “não tinha função”.

Acompanhamento – Por sua vez, o líder do PSB, deputado Pedro Eurico, lembrou que a instituição do Conselho é fundamental para acompanhamento das polícias, bem como a criação de uma Corregedoria extra-corporação – também contemplada no projeto. “Temos que deixar de lado os temores de mudança”, afirmou, informando que a CPI do Narcotráfico promoverá debate sobre o tema com entidades policiais, na próxima semana. (Ana Lúcia Lins)