Deputados estaduais são eleitos e assumem prefeituras em 2001 Os deputados João Mendonça (PFL), Jairo Pereira (PMDB) e José Aglailson (PSB) conseguiram se eleger prefeito de Belo Jardim, São Lourenço da Mata e Vitória de Santo Antão, respectivamente, nas eleições deste ano e vão deixar Assembléia Legislativa em 1º de janeiro de 2001. Outros três parlamentares tiveram expressivas votações nos três maiores colégios eleitorais de Pernambuco e vão disputar o segundo turno: João Paulo (PT), no Recife; Ulisses Tenório (PSDB), em Jaboatão dos Guararapes; e Luciana Santos (PCdoB), em Olinda.
Com a confirmação dos três deputados já eleitos prefeitos, vão deixar de ser suplentes e serão efetivados como parlamentares Geraldo Barbosa (PFL), Israel Guerra e José Augusto Farias. Todos três já foram parlamentares estaduais.
Geraldo Barbosa atualmente ocupa a vaga do deputado Augusto Coutinho (PFL), que está licenciado para atuar como secretário da Prefeitura da Cidade do Recife.
Se Coutinho mantiver a licença, assumirá o suplente José Fernandino Feitosa.
Desempenho Depois de duas tentativas, o deputado João Mendonça conquistou 54,48% dos votos e chegará à prefeitura de Belo Jardim, no Agreste. Mesmo tendo um bom desempenho nas eleições parlamentares, o grupo político liderado pelo deputado Federal José Mendonça (PFL) perdeu várias vezes na disputa municipal para o grupo liderado pelo ex-deputado Cintra Galvão. Desta vez, a história foi diferente e João Mendonça venceu José Silvano Galvão (PPS) com margem de 10% dos votos.
Em São Lourenço da Mata, no Grande Recife, Jairo Pereira manteve os bons resultados de eleições anteriores (98 e 96) e com 50,97% dos votos venceu o prefeito Etore Labanca, que tentava se reeleger. Já em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, onde os dois principais candidatos são deputados, José Aglailson superou a votação de Elias Lira (PFL) e vai assumir a prefeitura.
Aglailson obteve 35,39% dos votos contra 32,16% conferidos para Lira. (Pedro Marins)