AL mostra eleições na internet

Em 16/09/2000 - 00:09
-A A+

AL mostra eleições na internet Assembléia Legislativa mais uma vez sai na frente e coloca um novo serviço em sua página na internet para auxiliar o cidadão e os políticos nestas eleições.

Quem acessar o endereço www.alepe.pe.gov.br e clicar no link “Eleições Municipais 2000” terá todas as orientações necessárias para exercer deu direito constitucional de voto e, após o fechamento das urnas eletrônicas, poderá acompanhar, on line, a contagem dos votos. Também é possível tirar qualquer dúvida sobre o processo eleitoral através dos links do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e do portal eleições 2000, do TSE.

Para o presidente da AL, deputado José Marcos (PFL), a iniciativa reforça a parceria do Legislativo com o Judiciário – através do TRE, que repassou o conjunto das informações. “Este é um serviço importante, com a velocidade de processamento da comunicação que a internet permite e que só vai contribuir para facilitar a relação do cidadão e do político – deputado, vereador e prefeito – com as eleições”, afirmou.

A partir da próxima semana, além dos endereços de todas as zonas eleitorais dos 184 municípios de Pernambuco e o arquipélago Fernando de Noronha, o eleitor vai poder conferir os locais de todas as seções eleitorais. “A idéia é ampliar a divulgação do material do TRE, para que os eleitores cheguem no dia 1º de Outubro com o menor número possível de dúvidas”, destacou o diretor de Informática da Assembléia Legislativa, Cláudio Godoy.

Neste sentido, a home-page está permitindo também que os eleitores que ainda não votaram na urna eletrônica possam fazer o teste pelo computador. Além de conhecer a relação de candidatos a prefeito e vereador de todos os municípios, o eleitor-internauta poderá acessar as home pages dos concorrentes. Os candidatos devem informar seus endereços eletrônicos através do telefone 217 2329 para que sejam lincados à relação.

Através da página da AL na internet, qualquer cidadão pode também acompanhar as sessões on line no plenário virtual. (Pedro Marins)