Presidente da AIP recebe Título de Cidadão Pernambucano na AL Arthur Carvalho foi homenageado e agradeceu ao deputado Fernando Lupa, autor da proposta Numa solenidade concorrida, o presidente da Associação de Imprensa de Pernambuco (AIP), jornalista Arthur Carvalho, recebeu ontem à noite, na Assembléia Legislativa, o Título de Cidadão Pernambucano. O novo cidadão do Estado – título concedido através de um requerimento do deputado Fernando Lupa (PSDB) – foi saudado pelo presidente da Assembléia Legislativa, deputado José Marcos de Lima (PFL).
Em seu discurso, o chefe do legislativo estadual disse que Arthur Carvalho é, com as atividades de repórter, cronista, advogado, somados a sua característica de ser humano bem relacionado, “exemplo de homem empenhado em viver o Recife e Pernambuco, cultuando sua história e seu passado”. Segundo ele, no campo da criação, escritores, jornalistas, juristas ajudam com a força do texto e relato dos fatos a fazer história, preservar nossa memória. “Daí a dimensão dos que labutam na área da ficção, da comunicação, da justiça, que resgatam os aspectos do nosso passado, retratam o presente e ajudam no posicionamento sobre o futuro”, anotou o presidente, acentuando que nesse aspecto, Arthur Carvalho “com a graça do seu talento e posição de lutador, vem contribuindo para realçar nossos valores e tradições, nossos ideais de democracia e justiça social”.
Nesse sentido, as relações do homenageado no meio político, jornalístico, jurídico, as iniciativas como profissional e homem de luta, “constituem testemunho de exemplo e dedicação ao progresso estadual, fortalecendo as instituições. É expressão também do empenho como cidadão, jornalista e jurista, defendendo as leis e a justiça, transmitindo com fidelidade as razões que motivam nosso orgulho e amor por Pernambuco”.
Referindo-se à cidadania que este Poder Legislativo concedeu ao baiano Arthur Carvalho, o deputado José Marcos definiu a decisão dos parlamentares como “uma prova do reconhecimento do povo pernambucano ao seu trabalho e suas idéias que honram nossas tradições, a defesa da cultura e a ordem jurídica”.
Participaram do evento, entre outros, os desembargadores Etério Ramos Galvão, Luís Carlos Medeiros e Manoel Rafael Neto; os jornalistas José Carlos Alencar, Joezil Barros e Marco Aurélio Alcântara; a juíza Margarida Cantarelli; o professor Nelson Caldas; o procurador chefe da União, Edmundo de Lacerda; e o presidente da OAB/PE, Aluísio Xavier. (Antônio Azevedo)