Paulo Rubem quer discutir crescimento da filariose

Em 06/09/2000 - 00:09
-A A+

Paulo Rubem quer discutir crescimento da filariose O deputado Paulo Rubem (PT) anunciou, ontem, na Tribuna da Assembléia Legislativa, que apresentará requerimento solicitando um debate com a presença do secretário estadual de Saúde, Guilherme Robalinho, e de representantes do Instituto Ageu Magalhães (da Fundação Oswaldo Cruz), com o objetivo de discutir o crescimento dos casos de filariose na Região Metropolitana do Recife.

“Parecer do Instituto Ageu Magalhães, cujas informações foram publicadas pelo Jornal do Commercio, indica que Pernambuco transformou-se no maior centro de filariose da América Latina”, assinalou o parlamentar. Segundo ele, na Região Metropolitana do Recife, 220 mil pessoas estão infectadas pela filariose.

O quadro favorável ao aparecimento de doenças como essa e como a leptospirose, disse o deputado, é ocasionado por falta de saneamento, tratamento d’água, limpeza urbana, urbanização. “Esses problemas indicam a falta de políticas públicas num país que se vê, às portas do século XXI, com a população vitimada por uma série de doenças”, assinalou, acusando o Governo Fernando Henrique Cardoso de não se preocupar com o problema. (Ana Lúcia Lins)