João Paulo alerta para paralisação de policiais O presidente da Comissão de Defesa da Cidadania, deputado João Paulo (PT), alertou ontem para o risco de uma nova paralisação dos Policiais Militares, devido aos baixos salários. O parlamentar lembrou que existe um clima de intranqüilidade nos quartéis, que prejudica o desempenho dos policiais e pode afetar a sociedade. “Já vivemos num clima de insegurança e se a PM entra em greve a situação se tornará mais grave ainda”, afirmou o petista, acrescentando que os PMS estão há seis anos sem reajustes.
O deputado pediu providências ao Governo do Estado para resolver a situação através do diálogo e do entendimento e anunciou que a Comissão de Defesa da Cidadania vai promover um debater sobre a questão na próxima semana. Serão convidados o comandante geral da PM, Coronel Roberto Carvalho, e os secretários estaduais da Fazenda, Jorge Jatobá e da Administração e Reforma do Estado, Maurício Eliseu Romão.
João Paulo disse ainda que os policiais militares estão recorrendo a atividades paralelas de segurança para completar a renda familiar. Ele advertiu que esta situação está levando a um excesso de jornada de trabalho, que pode comprometer a atuação dos soldados , cabos e sargentos. “Não podemos aceitar este tratamento com funcionários públicos, o governo tem que encontrar saídas “, concluiu. (Pedro Marins)