Luciana Santos ressalta artigo jornalístico e ataca Jacilda

Em 10/08/2000 - 00:08
-A A+

Luciana Santos ressalta artigo jornalístico e ataca Jacilda A deputada Luciana Santos (PC do B) comentou ontem a opinião “lúcida” do jornalista Ricardo Leitão, do Diário de Pernambuco, que abordou as causas e efeitos da situação provocada pelas chuvas no Grande Recife e alinhou dados que ajudam a aprofundar o debate sobre as conseqüências e responsabilidades.

Luciana ressaltou que Leitão, na edição de domingo, mostrou que as inundações trouxeram de volta um velho discurso, ou seja, culpa os pobres por morar em barracos pendurados em barreiras e conclui que a chuva caiu por uma ordem mágica de “Tupã”.

Para ela, Leitão demonstrou com clareza que os temporais estavam previstos há três meses e que a Secretaria de Recursos Hídricos não se sensibilizou, desmontando o serviço estadual de hidrometrologia.

Ela acrescentou que o serviço era considerado – segundo o jornalista – o mais moderno do Nordeste em 1996, mas foi reduzido a quatro funcionários e equipamentos sucateados.Segundo ela, para dotar Pernambuco de um serviço de hidrometrologia capaz de prever catástrofes, remover a população sob perigo, o Governo do Estado gastaria RS 3 milhões (O,2% do total arrecadado com a venda da Celpe) e um total de RS 50 milhões para construir moradias para as famílias que vivem áreas de risco.

Após assegurar que o texto deve constar dos anais da Casa, como um documento esclarecedor, Luciana Santos acusou a administração de Olinda de irregularidades no uso de recursos para conter o avanço do mar. Ela afirmou que o TCE comprovou a malversação do dinheiro público, cerca de R$ 500 mil, e que determinou a devolução dos recursos.

O deputado Hélio Urquiza (PMDB) rebateu as acusações da parlamentar. Para ele, ela peca pelo denuncismo, o ânimo de atacar a prefeita Jacilda Urquiza, com base em fatos que não são comprovados e que não passam de calúnias contra uma administração séria, competente. (N J N)