Embaixador francês visita Legislativo Depois de assumir a chefia da Embaixada da França em Brasília, há cinco meses, o diplomata Alain Rouquié veio pela primeira vez ao Nordeste, em viagem oficial. E escolheu Pernambuco para contatos com autoridades em busca de incrementar negócios entre seu País e o Brasil. Ontem, em companhia do cônsul geral Christian Mareschal, o embaixador Alain Rouquié visitou a Assembléia Legislativa, sendo recebido pelo presidente em exercício, deputado Bruno Araújo (PSDB).
No encontro, o parlamentar fez referência aos problemas enfrentados pelo Estado em face do temporal que atingiu também outras áreas da região, tendo o diplomata acompanhado atentamente a exposição. Por sua vez, o representante da França relevou o motivo da visita ao Palácio Joaquim Nabuco “tão bonito e tão histórico” , informando que estivera há cerca de 20 anos na capital pernambucana. “Empresas francesas estão interessadas na privatização da Compesa”, disse.
Rouquié vê enormes perspectivas no desenvolvimento do turismo em nosso Estado.
Ele lembrou que seu País, com 60 milhões de habitantes, recebe anualmente cerca de 60 milhões de turistas.
O deputado Bruno Araújo, que preside a Comissão de Assuntos Internacionais do Legislativo Estadual, falou sobre a ação dos deputados pernambucanos junto a parlamentares de outras nações, num intercâmbio muito significativo e possível em face da iniciativa pioneira, no Brasil, do Palácio Joaquim Nabuco.
A agenda do embaixador Rouquié inclui visitas à Sudene e à Fiepe. Além desses compromissos, ele irá hoje a Caruaru, “Tenho interesse em conhecer a cidade e seu artesanato”, revelou.
O diplomata francês é embaixador extraordinário e plenipotenciário no Brasil, função já exercida também em El Salvador, Belize, México e Etiópia. (Antônio Azevedo)