AL apóia ações federais de socorro aos desabrigados

Em 05/08/2000 - 00:08
-A A+

AL apóia ações federais de socorro aos desabrigados A Assembléia Legislativa disponibilizou toda sua estrutura logística para o trabalho da comissão especial da Câmara Federal criada para acompanhar as ações de socorro aos desabrigados pelas enchentes em Pernambuco. Nove dos 10 parlamentares da comissão reuniram-se no início da tarde de sexta-feira com o presidente interino, deputado Bruno Araújo (PSDB), e o primeiro secretário, deputado Guilherme Uchôa (PMDB). Eles receberam total apoio ao trabalho de diagnóstico dos estragos das fortes chuvas, que castigaram principalmente a Região Metropolitana e a Zona da Mata Sul. O levantamento da comissão vai subsidiar as ações emergenciais do Governo Federal.

Os deputados se instalaram na Assembléia para definir o cronograma dos trabalhos. No sábado e no domingo, eles iam se dividir em grupos para visitar os municípios castigados pelo temporal. Nesta segunda-feira, a comissão vai se reunir na sede da Fidem com os prefeitos do Grande Recife. À tarde, ouvirão os relatos dos prefeitos da Mata Sul.

“Toda logística da Assembléia está à disposição da comissão para que, neste momento tão grave, somemos esforços para encontrar os caminhos que irão amenizar o sofrimento dos pernambucanos”, afirmou Bruno Araújo.

A comissão foi criada por ato do presidente da Câmara Federal, deputado Michael Temer, para apontar as ações necessárias no atendimento aos desabrigados nas áreas de assistência alimentar, vestuário e habitação, e ainda quanto à recuperação de bens públicos destruídos. Os deputados vão sugerir também a agilização da Medida Provisória que será editada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso para a liberação dos recursos. As emendas parlamentares definidas no Orçamento Geral da União, que tratam de obras de contenção dos morros e drenagem, serão autorizadas por FHC.

Os deputados federais que estiveram na Assembléia foram: José Múcio e Joaquim Francisco (PFL); Sérgio Guerra e Marcos de Jesus (PSDB); Armando Monteiro e José Chaves (PMDB); Pedro Eugênio (PPS); Fernando Ferro (PT); e Pedro Corrêa Neto (PPB). O décimo integrante da comissão é o deputado federal Eduardo Campos (PSB). (Pedro Marins)