Ministro inaugura laboratório do Projeto Genoma

Em 21/07/2000 - 00:07
-A A+

Ministro inaugura laboratório do Projeto Genoma Um ano após assinatura de convênio entre a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco – Facepe e idêntica fundação de São Paulo, foi inaugurado o Laboratório de Seqüenciamento de DNA ,do Projeto Genoma, da Cana-de-Açúcar. A solenidade aconteceu na manhã de ontem, na Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, em Dois Irmãos e contou com a presença do ministro da Ciência e Tecnologia, embaixador Ronaldo Sardenberg.

A Comissão de Ciência, Tecnologia e Informática (CCTI) da Assembléia Legislativa, contribuiu para o fechamento do convênio que foi assinado pelo seu presidente, deputado Garibaldi Gurgel (PMDB), precisamente há um ano. O parlamentar vê tornar-se realidade esse laboratório, importante para o aperfeiçoamento da cultura da cana-de-açúcar, ainda de muito significado na economia da Zona da Mata do Estado.

Pesquisadores realizam um trabalho de mapeamento do código genético da cana-de-açúcar o qual culminará no desenvolvimento de uma espécie de cana mais produtiva e resistente à pragas, segundo explicou o parlamentar. As pesquisas podem se tornar um novo alento a agroindústria canavieira, que sofre atualmente com os baixos índices de produtividade, o que tem contribuído para o fechamento de usinas e aumento do desemprego na região.

Além da cana-de-açúcar, outros produtos agrícolas como o tomate, também terão analisado seu mapeamento genético. Os produtores e consumidores vão ganhar com a melhoria da qualidade e da produtividade no campo. “Só temos que prestigiar e incentivar projetos criativos como este, que visam levar mais conhecimento e melhores produtos”, destacou o ministro Sardenberg.

O evento também foi prestigiado pelo secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Cláudio Marinho, o presidente da Facepe, José Carlos Cavalcanti e os reitores Mozart Neves (UFPE) e Emídio Cantídio de Oliveira Filho (UFRPE). (A A)