Maciel lança edital do Centro Regional de Ciências Nucleares

Em 21/07/2000 - 00:07
-A A+

Maciel lança edital do Centro Regional de Ciências Nucleares Comissão de Ciência e Tecnologia apóia construção do CRCN, que vai consolidar pólo médico O vice-presidente Marco Maciel assegurou ontem que o Centro Regional de Ciências Nucleares (CRCN) se tornará uma realidade, passando a funcionar plenamente em 2002. Maciel participou do lançamento do edital de licitação para a construção da obra, ontem pela manhã, nas instalações provisórias do Centro localizadas no DNOCS, na Tamarineira.

A unidade científica vai prestar serviços e treinamento de pessoal nas áreas de aplicações médicas, proteção ambiental e dos trabalhadores ocupacionalmente expostos a radiações e da sociedade em geral. Paralelamente desenvolverá pesquisas – como explicou o deputado Garibaldi Gurgel (PMDB), presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Informática da Assembléia Legislativa – em áreas de interesse regional. Entre elas, irradiação de alimentos, análise de aqüíferos subterrâneos, avaliação de vulnerabilidade de mananciais, diagnósticos de corpos aquáticos e diagnósticos de poluentes usando traçadores.

Com a implantação desse importante Centro Regional de Ciências Nucleares ocorrerá uma descentralização da política nuclear no País, ainda concentrada nas regiões Sul-Sudeste.

Posteriormente com a operação de uma unidade de radiofarmácia e a produção de radioisótopos, o atendimento aos hospitais das regiões Norte-Nordeste se tornará mais amplo e rápido para exames e terapias, que alcançarão em torno de 100 mil pessoas anualmente.

Garibaldi Gurgel revelou o pleno interesse do vice-presidente Marco Maciel para tornar realidade esse importante empreendimento científico, que significará o fortalecimento do pólo médico nordestino. “O CRCN fomentará diretamente também o pólo de fruticultura pernambucano através da irradiação de alimentos”, comemora o presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia. O deputado Geraldo Coelho (PFL) também participou do lançamento do edital, confiante nos muitos benefícios que as pesquisas nucleares poderão trazer para Pernambuco e a região.

O embaixador Ronaldo Sardenberg, ministro da Ciência e Tecnologia, que acompanhou Maciel no evento, destacou os esforços para garantir a construção do CRCN e lembrou que todas as medidas de segurança serão tomadas para evitar acidentes. “Esse é um compromisso de todos nós com a sociedade brasileira. O futuro da energia nuclear no Brasil e no mundo passa pelos devidos cuidados para que essa forma de energia seja limpa, confiável, segura e competitiva”, afirmou.

Além do vice-presidente e do ministro prestigiaram a solenidade no DNOCS, o vice-governador Mendonça Filho, o secretário Cláudio Marinho, de Ciências e Tecnologia e o presidente da Facepe, José Carlos Cavalcanti. (Antônio Azevedo)