AL apóia Fórum da Cultura da Paz A Comissão de Defesa da Cidadania recebeu de portas abertas as intituições que se engajaram no lançamento do Fórum Pernambucano da Cultura de Paz, que ocorreu ontem, na Assembléia Legislativa. Foram mais de 60 entidades, entre ONGs, associações e sindicatos, além de representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e do Ministério Público.
Os participantes do Fórum se dividiram em 13 grupos, entre eles Cidadania e Direitos Humanos, Criança e Adolescente, Escolas e Comunicação e Imprensa. Cada equipe vai discutir durante duas semanas como esses temas vão ser trabalhados.
A partir daí, serão definidas as propostas concretas do Fórum para conter a violência.
O coordenador regional da Unesco, Júlio Jacobo, que está organizando o movimento, ressaltou a dificuldade de se combater a violência com ações isoladas. Para ele, o fórum é uma oportunidade de reunir essas iniciativas.
“Acho que juntos podemos enfrentar a violência. Separados, já se mostrou historicamente que não está dando certo”, alertou.
O presidente da Comissão de Cidadania, deputado João Paulo (PT), afirmou que garantir os direitos básicos da população é o primeiro passo para que a campanha seja bem-sucedida. Ele destacou a necessidade de todos se engajarem no movimento. “Vamos utilizar todo o espaço legislativo e também fora dele para que o movimento tenha êxito. A paz está ligada à cidadania e cidadania significa direito à educação, à saúde, e ao emprego. o ser humano tem que ser respeitado”, declarou. (Natália Câmara)