Deputados avaliam período legislativo

Em 01/07/2000 - 00:07
-A A+

Deputados avaliam período legislativo Deputados dos mais variados partidos avaliaram, ontem, que, apesar das turbulências, o primeiro semestre deste ano foi positivo para o Poder Legislativo. Todos foram unânimes em reconhecer que a Assembléia Legislativa cumpriu o seu papel, atendendo aos anseios da sociedade.

Na opinião do líder do PMDB, deputado João Negromonte, dois fatos podem ser destacados no balanço do semestre, marcando a atuação dos parlamentares: a cassação do ex-deputado Eudo Magalhães (PFL) e a extinção das subvenções sociais. “Talvez, no Parlamento brasileiro, nenhuma outra Casa tenha realizado dois fatos marcantes em um espaço de tempo tão curto”, observou.

As perspectivas para o segundo semestre deste ano recaem sobre as eleições municipais e as questões internas da Assembléia Legislativa. O projeto mais polêmico a tramitar, segundo Negromonte, deve ser o Orçamento do Estado para o ano 2001.

Para o deputado João Braga (PSDB), a criação das CPI’s contribuiu para recuperação da imagem do Legislativo diante da opinião pública. “Embora as CPI’s tenham prejudicado o nível dos debates em plenário, passamos para a sociedade uma imagem combativa”, assinalou.

Já o petista João Paulo criticou a ação do Executivo, “inibindo” a atuação do Legislativo. “O Governo limitou o papel da Assembléia Legislativa impondo uma série de medidas que tiraram atribuições da Casa. Por falta de polarização, tivemos um primeiro semestre muito apático”, avaliou.

Mas, apesar da crítica, o deputado também ressaltou o processo de cassação do ex-deputado Eudo Magalhães como ponto alto da atuação do Legislativo no primeiro semestre deste ano. (Ana Lúcia Lins)