CPI do Narcotráfico é prorrogada e vai a Limoeiro e Petrolina

Em 30/06/2000 - 00:06
-A A+

CPI do Narcotráfico é prorrogada e vai a Limoeiro e Petrolina A CPI do Narcotráfico e da Pistolagem dará prosseguimento aos seus trabalhos durante o recesso legislativo. A partir da próxima semana, os integrantes da Comissão realizarão investigações no interior e na Região Metropolitana do Recife, principalmente no eixo Jaboatão/Cabo/Ipojuca. Na terça-feira (04), a CPI instala-se em Limoeiro, na Mata Norte, onde serão ouvidos os depoimentos de 14 testemunhas da região, cujos nomes não foram revelados para não atrapalhar as investigações.

De acordo com o presidente da CPI do Narcotráfico e da Pistolagem, deputado Pedro Eurico (PSB), a Comissão seguirá na Mata Norte e Agreste Setentrional a mesma linha até o momento adotada, ou seja, apuração de crimes relacionados ao narcotráfico, roubo de cargas e à pistolagem. Em seguida, nos próximos dias 11 e 12, os deputados viajarão a Petrolina, concentrando suas investigações no Sertão do São Francisco.

Na Região Metropolitana do Recife, o alvo serão as empresas irregulares de segurança e os crimes praticados pelos chamados “justiceiros”. “Já recebemos diversas denúncias contra esse segmento”, observou o deputado Pedro Eurico, informando que a CPI continua a receber, diariamente, entre cinco e dez denúncias.

Ao fazer um balanço da atuação da Comissão, o presidente ressaltou o apoio recebido do governador Jarbas Vasconcelos (PMDB) para viabilização dos trabalhos. “O governador tem sido um entusiasta do nosso trabalho e temos recebido também apoios através das Secretarias de Justiça, Defesa Social, Ministério Público, OAB, entre outros”, observou.

Ontem, foi aprovada a prorrogação dos trabalhos da CPI por mais 60 dias. “A Comissão tem prestado um serviço importante à sociedade, desnudando o manto de impunidade no Estado”, comentou o parlamentar, lembrando que aproximadamente dez prisões foram executadas a partir de informações obtidas pela CPI. (Ana Lúcia Lins)