AL vota hoje redação final do fundo para moradias

Em 30/06/2000 - 00:06
-A A+

AL vota hoje redação final do fundo para moradias Foi aprovado ontem, em segunda votação, o projeto de lei nº 445/2000 de autoria do Governo do Estado, que cria o Fundo Habitacional de Pernambuco (Fehab). Na sessão ordinária programada para a manhã de hoje, será apreciada e votada a redação final da matéria.

“Com o Fehab, Pernambuco cria mecanismos ágeis para o financiamento dos projetos habitacionais que estavam sem rumo após o fim do Banco Nacional de Habitação (BNH), na década de 80”, lembrou o líder do governo, deputado Romário Dias (PFL), que relatou o projeto na Comissão de Justiça.

Segundo ele, com o Fehab, que é parte do Programa Morada Nova, o Governo do Estado terá mobilidade para firmar contratos e convênios, como o que já foi assinado com a Caixa Econômica Federal para construção de 30 mil casas próprias. O líder do governo destacou que Pernambuco está avançando na definição da política habitacional para reduzir o déficit de moradias que “tanto incomoda a população carente de todo o Estado”. Dados da Secretaria de Infra-estrutura indicam que o déficit habitacional atualmente é de 300 mil moradias.

O Fehab será constituído por recursos próprios do Governo e de convênios com organismos nacionais e internacionais. Para esta primeira etapa do Programa Morada Nova serão investidos R$ 252 milhões no período de dois anos. Só do Tesouro Estadual serão disponibilizados R$ 48 milhões retirados dos recursos da privatização da Celpe. Com a implantação programa, a perspectiva do governo é gerar 40 mil empregos diretos e 120 mil indiretos. (Pedro Marins)