João Paulo defende a criação do Dia da Consciência Gay

Em 22/06/2000 - 00:06
-A A+

João Paulo defende a criação do Dia da Consciência Gay O deputado João Paulo (PT) defendeu ontem o movimento dos homossexuais e lésbicas que são vítimas de discriminação, sendo tratados como doentes ou anormais. “Deve ser assegurado o respeito aos seus direitos humanos e às suas opções sexuais”, afirmou, lembrando que eles reivindicam um dia de luta, uma data para lembrar as injustiças e violências que sofrem.

João Paulo esclareceu que o Grupo Gay da Bahia, através de um documento, sugere a instituição do Dia Nacional da Consciência Homossexual. O parlamentar adiantou que já existe o Dia Mundial – 28 de junho -, “resultado da luta dos homossexuais de Nova Iork, que enfrentaram a polícia e ganharam a batalha contra o aparelho repressor”.

Ele esclareceu que os homossexuais e lésbicas representam 10% da população mundial, sendo 16 milhões no Brasil. Adiantou ainda que no país, a cada dois dias, um homossexual é assassinado, e nos últimos 20 anos cerca de 1.800 homossexuais foram mortos.

João Paulo ressaltou que os homossexuais querem ser tratados como seres humanos, com os mesmos direitos e deveres dos demais cidadãos. Eles não querem – afirmou – mudar a orientação sexual de ninguém, mas o direito de colocar suas posições, problemas, sendo importante festejar o Dia da Consciência Homossexual, para denunciar o preconceito e a discriminação. (N J N)