Cônsul recebe título de cidadão do Estado

Em 22/06/2000 - 00:06
-A A+

Cônsul recebe título de cidadão do Estado A deputada Teresa Duere (PFL), presidiu a Sessão Solene realizada ontem para conferir ao cônsul honorário da Noruega, Otto Hinrichsen, o título de Cidadão de Pernambuco. A autoria do projeto foi do deputado André Campos (PTB).

Ao saudar o homenageado, Teresa Duere exaltou a contribuição de imigrantes que aqui chegam, criam raízes e participam do processo de desenvolvimento econômico, da evolução cultural e social.

Ela lembrou ainda que o Poder Legislativo está sempre atento aos que atuam no desenvolvimento do Estado e manifesta seu reconhecimento, como no caso de Otto Hinrichsen, distinguindo-os com honrarias merecedoras pela integração deles em nossas lutas. “A Assembléia cumpre o dever do testemunho ao conceder a Cidadania de Pernambuco a Otto Hinrichsen”.

Perfil – André Campos traçou um perfil do homenageado, desde sua origem germânica até a decisão de escolher o Nordeste para uma nova vida. Aos 24 anos, parte para o Brasil, atraído por convite do tio Fritz Hinrichsen. Decide-se pela capital pernambucana, sendo o primeiro trabalho na Sanbra, alcançando posteriormente a mais alta função diretiva do grupo no Norte/Nordeste.

Aposentando-se em 1970, Hinrichsen assumiu a presidência da indústria Tintas Coral do Nordeste e diretor dos Moinhos Recife e Cabedelo. Depois, fundou a Nordeste, empresa familiar para incrementar as exportações de produtos regionais.

Hoje, ele representa o grupo Fisher no Recife e detém controle acionária da Cia. de Navegação Aliança. “Embora tenha recebido inúmeras ofertas profissionais para outros centros, nunca se afastou do Recife e optou pela naturalidade brasileira em 1947, tornando-se um filho da terra não por contingência, mas por absoluta opção e devoção. Por essas razões, propus lhe fosse concedida a Cidadania Pernambucana”, concluiu André Campos.

O corpo consular esteve representado pelo decano Tokuji Ikeda, Cônsul Geral do Nordeste, e pelo cônsul geral da Alemanha, Thomas Meister. (Antônio Azevedo)