Reflorestamento pode ser alternativa para Mata Norte O Projeto de Reflorestamento da Zona da Mata Norte preparado por consultores internacionais por iniciativa do BNDES foi o centro dos debates ontem, na Assembléia Legislativa. Por iniciativa do deputado Carlos Lapa (PSB), representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco do Nordeste (BN) e da Secretaria de Produção Rural e Reforma Agrária trocaram informações sobre a proposta que está em fase final de preparação e é apresentada como uma das alternativas para diversificar a economia da região.
Carlos Lapa destacou a importância da união de esforços do Governo Estadual, das prefeituras e do Legislativo para encontrar soluções concretas para a região. “A Mata Norte passa por muitas dificuldades. Só com a seca dos últimos dois anos dos 50 mil trabalhadores cerca de 25 mil ficaram desempregadas. Por isso, precisamos dar respostas a estas necessidades”, alertou.
O deputado questionou os motivos que levaram o BNDES a propor o reflorestamento com o plantio do bambu e perguntou se não seria mais prudente investir na melhoria das plantações de cana-de-açúcar. “Vim aqui mais para escutar do que para falar, porque nosso objetivo é promover o homem sofrido do campo”, afirmou.
Lapa também advertiu que os dois mil fornecedores de cana estão desestimulados e os agricultores de “mãos atadas”. “Não podemos admitir que recursos públicos sejam jogados fora por falta de sintonia, apesar das boas intenções dos agentes econômicos”, completou. Para ele, o problema da Mata Norte é “falta de decisão política”.
Diversificação O superintendente regional do BNDES, Ajalmar Leite, afirmou que o setor sucroalcooleiro não pode ser tratado como uma mácula para a região.
“A produção de cana precisa é se modernizar, mas como existe a tendência de decadência é necessário criar alternativas de diversificação como o reflorestamento”.
O secretário-adjunto de Produção Rural, Gabriel Maciel, destacou as ações do Governo do Estado para a região. Já o superintendente regional do BN, Manoel Brandão Farias, fez um relato dos projetos da instituição voltados para o desenvolvimento regional.
O deputado Antônio Moraes (PSDB) elogiou a iniciativa do debate e afirmou que a parceria do BN com o Governo do Estado está possibiltando o atendimento aos pequenos e médios produtores da Mata Norte. (Pedro Marins)