Deputados defendem concursados da Polícia

Em 15/06/2000 - 00:06
-A A+

Deputados defendem concursados da Polícia O líder do PT, deputado Sérgio Leite, voltou a cobrar ontem a nomeação imediata dos policiais civis e agentes penitenciários aprovados em concurso. “O trabalho da CPI do Narcotráfico vem comprovando que há falta de pessoal no aparelho de segurança do Estado”, afirmou.

Sérgio Leite esclareceu que os membros da CPI, através de contatos com promotores, juizes, delegados, identificaram que o problema de pessoal é vital ao sistema no Estado, onde muitas delegacias não contam com escrivão, agente policial, “sendo impossível exercer as funções de combate ao crime”.

O líder petista acrescentou que há disposição do Governo do Estado para adequar o aparelho, impressão que ficou patente num recente contato com o governador Jarbas Vasconcelos (PMDB) e com o secretário de Justiça. Neste sentido, assegurou que os acontecimentos recentes, em outros pontos do País, estão tendo influência sobre a urgência de ação em Pernambuco.

O deputado Romário Dias (PFL) comentou a deficiência do aparelho de segurança no País e defendeu a necessidade de aproveitar os concursados em Pernambuco.

Ele afirmou que dentro em breve serão aproveitados os policiais e agentes penitenciários, medida que deverá ser reforçada com apoio do Judiciário e do Ministério Público.

O deputado Sebastião Rufino (PFL) expressou seu apoio aos concursados, afirmando que o pleito é justo e conta com o respaldo dos parlamentares.

Augusto Cesar (PSDB) também manifestou solidariedade à reivindicação dos concursados.

No final, Sérgio Leite reafirmou que há uma perspectiva de nomeação dos concursados. Ele admitiu que tudo se encaminha para uma solução, que vai atender ao pleito dos concursados e melhorar as condições de combate ao crime no Estado. (N J N)