CPI quer novo modelo de corregedoria

Em 14/06/2000 - 00:06
-A A+

CPI quer novo modelo de corregedoria Os deputados da CPI do Narcotráfico participaram, ontem pela manhã, de uma reunião, no Palácio das Princesas, com o governador Jarbas Vasconcelos (PMDB).

Durante o encontro, os parlamentares fizeram uma exposição do trabalho que está sendo realizado em conjunto pelos Poderes Legislativo e Executivo, com sugestões para formulação de novas políticas públicas de segurança.

De acordo com o deputado Pedro Eurico, uma das sugestões apresentadas foi a criação de uma corregedoria suprafuncional, envolvendo as policias civil, militar e o Corpo de Bombeiros. “Essa corregedoria seria também supracorporativa, com a participação da sociedade”, completou o procurador geral adjunto do Governo, Jaime Asfora.

Os deputados da CPI também pediram ao governador que seja reformulada a atuação da Delegacia de Entorpecentes, no sentido de reforçar o combate ao narcotráfico. “O Estado está preparado para o combate à pistolagem, mas precisamos de reforço na área do narcotráfico”, sugeriu Pedro Eurico. O governador autorizou o secretário de Defesa Social, coronel Iran Pereira, a realizar um estudo para reformulação da delegacia.

No que se refere a ações na região do Agreste, Jaime Asfora adiantou que o Governo está estudando a possibilidade de transformar a área em Zona da Exclusão. “Esse será um processo lento e calmo, no qual têm que ser ouvidos outros segmentos para se tomar uma decisão”.

A pedido da CPI, foram remanejados policiais de três municípios do Agreste.

Segundo Pedro Eurico, o remanejamento dos policiais foi motivado pelo “exacerbado número de homicídios nos três municípios”.

Durante a reunião, os deputados fizeram um balanço dos trabalhos, assinalando dois pontos importantes: o alerta à população para a questão da segurança e a formulação de novas políticas públicas.

Participaram do encontro os deputados Pedro Eurico (PSB), José Queiroz (PDT), Lula Cabral (PFL), Fernando Lupa (PSDB), Antônio Moraes (PSDB), Henrique Queiroz (PPB), Sérgio Leite (PT). (Ana Lúcia Lins)