Jorge Gomes propõe criação de Medalha do Mérito Sanitário Aprovado pela Mesa Diretora da Assembléia Legislativa de Pernambuco, o projeto de Resolução de autoria do deputado Jorge Gomes (PSB), que institui a Medalha do Mérito Sanitário Josué de Castro, só depende agora da votação em Plenário para torna-se realidade.
Caso isso ocorra, a Casa Joaquim Nabuco concederá anualmente a homenagem à personalidade ou instituição que mais se destacar na realização de investigações científicas sobre a fome e desnutrição.
A escolha dos homenageados com a medalha será realizada a partir de parecer emitido pela Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa, a ser apreciado em Plenário. A comenda será entregue em solenidade, todos os anos, no dia cinco de setembro, data de aniversário do médico Josué de Castro.
De acordo com o artigo 2º do projeto, a medalha será confeccionada por artista pernambucano a ser escolhido pela Mesa Diretora. Terá em relevo a escultura de Josué de Castro, com a data da publicação da resolução e, no verso, a imagem do Palácio Joaquim Nabuco.
“Trata-se de uma homenagem justa à memória do médico sanitarista Josué de Castro, que, por sua larga folha de serviços prestados, elevou o nome dos pernambucanos”, assinalou o presidente em exercício da Assembléia Legislativa e relator do projeto, deputado Bruno Araújo (PSDB). (Ana Lúcia Lins)